Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma acordo de cooperação com School of International Business da Hochschule Bremen, na Alemanha
conteúdo

Notícias

UFPB firma acordo de cooperação com School of International Business da Hochschule Bremen, na Alemanha

publicado: 03/03/2022 10h23, última modificação: 03/03/2022 10h23
Parceria prevê a possibilidade do desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, intercâmbio de professores, estudantes e pesquisadores

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da ação da Diretoria de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional, assinou, no último dia 15, acordo de cooperação com a School of International Business da Hochschule Bremen, City University of Applied Sciences (SIB-HSB), na Alemanha. 

O acordo acadêmico promove o desenvolvimento de relações acadêmicas em todas as áreas do ensino, extensão e pesquisa consideradas de interesse mútuo entre ambas as universidades. Inicialmente firmada por um período de oito anos, a parceria pode ser renovada, se for de comum acordo entre as instituições. 

Fundada em 1982, a Hochschule Bremen trabalha em pautas do futuro da sociedade, que são tratadas em cinco áreas: oceanos, clima global, futuro da produção industrial, conflitos sociais dos estados de bem-estar modernos, interfaces entre a tecnologia digital e as pessoas, logística de fluxos de bens e justiça no sistema de saúde. 

Segundo a diretora de Relações Institucionais da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Profa. Ana Berenice Martorelli, o convênio com a universidade alemã integra novas características da tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão. 

“A SIB-HSB faz parte da rede universitária europeia YUFE (Young Universities for the Future of Europe), que busca desenvolver um novo modelo de ensino superior europeu. É uma universidade jovem, focada em pautas do futuro. É diferente. Ela pensa de forma diferente, foca na diversidade e congrega diferentes elementos de ensino, pesquisa e extensão”, detalhou a diretora. 

O convênio prevê a possibilidade do desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, intercâmbio de professores e pesquisadores visitantes, estudantes de graduação, programas acadêmicos especiais de curto prazo, entre outras atividades. 

Mais informações estão disponíveis na íntegra do documento.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia