Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma entendimento com Huawei e Rio Alto visando pesquisas em tecnologia
conteúdo

Notícias

UFPB firma entendimento com Huawei e Rio Alto visando pesquisas em tecnologia

publicado: 10/12/2021 15h35, última modificação: 10/12/2021 17h36
Evento também marcou credenciamento do Cear/UFPB como unidade Embrapii

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu, nesta sexta-feira (10), o Renewable Innovation Day, em comemoração aos 10 anos do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear). O evento marcou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a UFPB, a empresa Huawei e o Grupo Rio Alto, além do credenciamento do Cear/UFPB como unidade Embrapii – Empresa Brasileira de Inovação Industrial. 

O evento foi aberto pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, com a participação da Vice-Reitora Liana Filgueira, Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), Prof. Euler Macedo, outros dirigentes de centros, pró-reitores e gestores de órgãos da UFPB. 

O Prof. Valdiney Gouveia destacou a importância de ações contundentes da UFPB no desenvolvimento da ciência e tecnologia. “A UFPB tem construído uma história de sucesso consolidada por parcerias como essas. Esse é um evento que demonstra o potencial da UFPB, que se abre a empresas públicas e privadas em favor da população, para que a Universidade possa crescer e oferecer ensino de melhor qualidade, pesquisa, extensão, inovação e aplicação”, afirmou o Reitor. 

Na solenidade foi assinado um Memorando de Entendimentos entre a UFPB, Grupo Rio Alto e Huawei do Brasil. O acordo prevê ações conjuntas em áreas relacionadas a energias renováveis, com destaque para energia solar, Inteligência Artificial (IA), tecnologias 5G e Cloud Computing. 

O diretor de vendas da Huawei, Bruno Guerra, disse que a cooperação tecnológica possibilita a contribuição mútua e destacou que essa tecnologia traz um resultado para o mercado, para os estudantes e para o desenvolvimento regional na Paraíba. 

Também estava presente no evento o presidente da Huawei Digital Power no Brasil, Mr. Mason Qing, e o vice-presidente Mr. Majie. Os representantes destacaram o esforço da Huawei em desenvolver programas de inteligência de ecossistemas no Brasil, contribuindo com a transformação digital e energia limpa. 

“Estamos no Brasil há 23 anos. Agora, focamos nesse projeto, com aspirações de ser um importante parceiro no crescimento do país, utilizando energia verde e de baixo carbono”, afirmou o presidente da Huawei Digital Power no Brasil, Mason Qing, ao ressaltar o pioneirismo da empresa na área de tecnologia 5G e telecomunicações. 

Edmond Farhat, do Grupo Rio Alto, afirmou que a UFPB, a Huawei e a Rio Alto saem ganhando com essa parceria, mas sobretudo os discentes. 

“Essa criançada entrando na Universidade aos 18 ou 19 anos, podendo pegar o que ele conhece e aprende aqui e levar para a iniciativa privada; a parceria da iniciativa privada com a academia é extremamente importante, não só para a Universidade mas para o país. Não adianta a academia ficar presa dentro do muro da Universidade e não levar isso para a sociedade, é isso que transforma um país”, comentou Edmond Farhat. 

Embrapii 

Durante o evento também foi assinado o Termo de Cooperação que credencia o Cear/UFPB como uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 

Segundo o Reitor Valdiney Gouveia, a pretensão da UFPB é credenciar novas unidades Embrapii. O diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Cear/UFPB com pesquisas aplicadas em parceria com empresas do setor privado. 

“O processo de seleção para se tornar uma unidade Embrapii não é fácil. A chamada é bastante concorrida e nós escolhemos as melhores instituições. O Cear/UFPB atende aos nossos requisitos, com características de excelência técnica, foco tecnológico, atenção para demandas e conflitos industriais e capacidade de trabalhar conjuntamente às empresas”, comentou Carlos Eduardo Pereira. 

Para o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, as parcerias são resultado da criação de um ambiente seguro para que investimentos aconteçam em todo o Brasil. Ele parabenizou os envolvidos pela conquista. 

“Isso é fruto do trabalho desenvolvido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Trabalhamos com transparência, diálogo e respeito. Na área de energias limpas, chegou o momento de destaque do Nordeste, em específico, do Sertão, tendo em vista seu potencial solar magnífico”, afirmou. 

O Termo de Cooperação também foi assinado pelo secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Rubens Freire, também representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

A secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Profa. Margareth Diniz, também esteve prestigiando o evento, representando a Prefeitura de João Pessoa.

Projetos 

O Diretor do Cear, Prof. Euler Macedo, apresentou dois projetos previstos para serem iniciados em 2022 – juntos representando um investimento superior a R$ 4 milhões –, focados na otimização de sistemas de armazenamento e de geração de energia elétrica com a utilização de inteligência artificial. Um deles envolve a criação de um sistema de controle inteligente que deve atuar, diretamente, na identificação do melhor posicionamento de placas fotovoltaicas para melhor aproveitamento da luz solar. 

Em conjunto com a Huawei, a UFPB pretende instalar uma usina de energia solar na Universidade. “E como resultados esperados nós temos a construção de um banco de dados da usina de geração solar, que vai permitir a construção de modelos baseados em dados; também uma metodologia para otimizar a posição dos painéis solares de acordo com o momento do dia, utilizando técnicas de inteligência artificial”, explicou o Prof. Euler. 

Durante a solenidade, foi apresentado ainda um projeto sobre melhor utilização de energia do sistema de baterias para melhorar a eficiência energética. De acordo com a Prof. Camila Gehrke, de Engenharia Elétrica da UFPB, o projeto visa a construção de um perfil solar com previsão de sombreamento, objetivando a redução do consumo de energia. 

“Estamos trazendo recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, utilizando os nossos recursos humanos de forma mais profissional possível. É a academia fazendo mudanças na realidade do nosso Estado e do nosso país”, afirmou o Prof. Euler.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia