Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma parceria internacional para otimizar carne e leite de caprinos e ovinos

Plantas da caatinga serão testadas para ração e resistência antimicrobiana
publicado: 18/12/2019 19h56, última modificação: 18/12/2019 19h58
Pesquisas serão desenvolvidas com cientistas da Universidade de Lisboa, em Portugal. Crédito: Divulgação

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do curso de doutorado em Zoologia, firmou parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa-Portugal para cooperação e internacionalização de pesquisas.

Os projetos desenvolvidos contam com a coordenação dos professores Ariosvaldo Nunes de Medeiros, do CCA-UFPB, e Rui José Branquinho de Bessa, da Universidade de Lisboa.

São eles: “Compostos Bioativos de Plantas da Caatinga como Moduladores da Digestão, Fermentação e Biohidrogenação Ruminal em Caprinos” e “Ciências Omicas aplicadas à prevenção da resistência antimicrobiana na interface homem-animal-ambiente – uma abordagem One Health”.

De acordo com o professor Ariosvaldo Nunes de Medeiros, são pesquisas de relevância global, que envolvam estratégias de controle e qualidade de alimentos para caprinos e ovinos.

“Abordam a interface entre a nutrição e o desenvolvimento de produtos cárneos e lácteos de caprinos e ovinos. Pesquisas com impacto direto sobre a produção da carne e do leite com qualidade nutricional diferenciada”, afirma.

No final dos trabalhos das pesquisas, um termo de convênio de intercâmbio científico internacional será firmado entre as instituições.

Jonas Vieira | Ascom/UFPB