Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma três convênios de cooperação com universidades estrangeiras

UFPB firma três convênios de cooperação com universidades estrangeiras

publicado: 08/02/2021 13h58, última modificação: 08/02/2021 13h59
Parceria envolve instituições de ensino superior da Europa, África e Oceania

Foto: Angélica Gouveia

Três novos convênios de cooperação acadêmica com universidades estrangeiras foram firmados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde o início deste ano. Os acordos, estabelecidos junto a seis instituições – três na Europa, duas na África e outra na Oceania – têm, entre outros objetivos, proporcionar o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e professores e pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de investigação acadêmica em temas de interesse das universidades envolvidas.

De acordo com o presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Prof. Sandro Marden, um dos acordos foi junto à Universidad de Granada, na Espanha, com validade de quatro anos, podendo ser renovado. Outro convênio de cooperação foi assinado em rede com quatro instituições, sendo duas no Reino Unido: University of Strathyclydena Escócia, University of Northumbria at Newcastle, na Inglaterra, University of Newcastle, na Austrália, e University of South Africa, na África do Sul. Este acordo tem validade inicial de três anos. O terceiro acordo, com a Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, tem duração de cinco anos, podendo também ser renovado caso interesse às instituições.

Segundo a diretora de Relações Institucionais da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Ana Berenice Martorelli, o objetivo é ampliar em 20%, neste ano, o número de acordos de cooperação internacional que a universidade mantém. Hoje são 102 convênios vigentes. Buscando fortalecer essa política de internacionalização, a UFPB está concluindo a assinatura de dois novos convênios, sendo um com a Universidad Autonoma de Aguascalientes, no México, e outro com a Universidad Nacional de Rosario, na Argentina.

Além dessas parcerias que beneficiam professores e alunos do ensino superior, a universidade também busca oferecer oportunidades de intercâmbio para estudantes do ensino médio. “Já estão em andamento as negociações para intercâmbio entre o Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, em Bananeiras, e instituições dos Estados Unidos e do Canadá. Também estamos começando uma negociação para a Escola Técnica de Saúde junto a instituições de Portugal”, informou a diretora da ACI.

Ainda segundo Ana Berenice Martorelli, esses convênios firmados com universidades estrangeiras pressupõem mobilidade física, que está comprometida atualmente em virtude da pandemia de covid-19 e que será retomada quando as viagens internacionais estiverem liberadas para brasileiros.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins