Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB forma mais de oito mil mestres e doutores

UFPB forma mais de oito mil mestres e doutores

Corte de bolsas compromete formação de pesquisadores
publicado: 05/06/2019 19h28, última modificação: 05/06/2019 19h30
Somente em maio, 24% das bolsas foram perdidas. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formou 8.041 mestres e doutores nos últimos seis anos. Nesse intervalo de tempo, o número de titulados aumentou 25%, ao passar de 897 em 2012 para 1.120 em 2018.

No mesmo período, houve crescimento de 38% na quantidade de matriculados nos 78 Programas de Pós-graduação, ao subir de 3.433 para 4.750. Desses, 140 eram alunos estrangeiros. Hoje, há 5.176 alunos matriculados.

Além de vagas em 60 mestrados acadêmicos, 13 mestrados profissionais e 38 doutorados, somente em 2018, a UFPB ofertou seis cursos de especialização para 500 estudantes. As residências médicas e não médicas somaram 297 profissionais em formação.

Nos últimos seis anos, o número de mestrados acadêmicos e profissionais teve alta de 47%, ao ascender de 49 para 72. Já o de doutorado subiu 41%, ao passar de 27 para 38.

Do mesmo modo, o número de cursos com conceito igual ou maior do que 4, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), escalou 114%, de 36 para 77.

A produção acadêmica também tem dilatado, com aumento de 47% na base Web of Science, ao ampliar de 646 para 1.227 publicações, e com alta de 29% na base Scorpus, ao alavancar de 1.049 para 1.468.

No entanto, medidas adotadas pela Capes desde março deste ano podem comprometer esta expansão, como congelamento e suspensão de remanejamentos internos de bolsas e adiamento de fomento para a pós-graduação do país para o ano que vem.

Somente em maio, das 1.211 bolsas dos pós-graduandos da UFPB, 290 foram cortadas, sendo 185 de mestrado e 105 de doutorado. Ou seja, praticamente 24% das bolsas para a pós-graduação foram perdidas.

Desafios

Segundo a coordenadora geral de acompanhamento e avaliação dos Programas de Pós-graduação da UFPB Márcia Fonseca, os principais desafios, neste momento, são atender às metas do Plano Nacional de Pós-graduação 2011-2020 e do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

“É preciso também avançar no processo de internacionalização, com a ampliação de convênios internacionais, do número de doutorados em cotutela e atualização dos currículos acadêmicos, com o intuito de incorporar os avanços científicos e tecnológicos.”

Ampliar o número de cursos considerados de excelência (notas 6 e 7), a produção docente qualificada (artigos qualis A1, A2 e B1 do webqualis), além de publicação em periódicos internacionais com elevado fator de impacto também são as prioridades hoje.

“Desejamos ampliar o processo de acompanhamento dos egressos, para verificar o impacto sócio-econômico da pós-graduação, fazer auto-avaliação dos cursos e sobreviver a mudanças em um contexto de crise política e falta de recursos financeiro.”

Especificamente para o planejamento deste ano, concluir e aprovar o novo Regulamento dos Cursos e Programas Lato Sensu da UFPB e inserir todos os cursos e Programas de Residências Médicas e não médicas no Sigaa também são objetivos primordiais.

Confira, abaixo, as principais ações e destaques da UFPB na pós-graduação e pesquisa:

Programas Tops

Dos 78 Programas de Pós-graduação da UFPB, os de Linguística e o de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos se destacam, porque possuem conceito 6,0 da Capes. O máximo, segundo a fundação vinculada ao Ministério da Educação, é 7,0.

Capes Print

A UFPB é uma das 36 instituições do país a ser contemplada pelo Programa Institucional de Internacionalização (Capes/Print), a fim de receber incentivos para incrementar a produção acadêmica e científica dos seus programas de pós-graduação.

Participam 39 Programas de Pós-graduação em três grupos de trabalho: “Intervenções, tecnologias, produtos e processos aplicados à saúde”, “Bioma Caatinga, Biodiversidade e Sustentabilidade” e “Territórios da diversidade: educação, mediações culturais e políticas públicas”. O resultado da chamada pública foi divulgado em 1º de outubro do ano passado, referente ao Edital nº 41/2017 da Capes.

VI Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros

A UFPB premiará, no final deste ano, inovações tecnológicas produzidas por pesquisadores da casa. No ano passado, foram 78, entre 66 patentes, 11 programas de computador e um desenho industrial, desenvolvidas no ano anterior.

II Prêmio Lenilde

Premiará as melhores teses defendidas e aprovadas no último ano, no âmbito dos cursos de doutorado dos Programas de Pós-graduação da instituição. Em 2018, seis trabalhos foram laureados.

III ENIP da UFPB

O III Encontro Institucional de Pós-graduação (ENIP), junto ao do Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, também deverá ocorrer até o final de 2019. No ano passado, foi dedicado ao tema "Internacionalização da Pós-Graduação da UFPB.

Pedro Paz | Ascom/UFPB