Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB incentiva doação de corpos para pesquisas

UFPB incentiva doação de corpos para pesquisas

A concessão não impede a doação de órgãos
publicado: 24/04/2019 18h44, última modificação: 25/04/2019 17h01
Créditos: Divulgação

Diferente da divulgação acerca da doação de órgãos no Brasil, a de doação de corpos é raramente difundida como uma possibilidade após a morte. Entretanto esse quadro passa por transformação atualmente, pois a preferência de anatomistas em priorizar os estudos acadêmicos com cadáveres tem ganhado visibilidade.

A doação de corpos é de grande relevância para a comunidade científica, sobretudo para estudantes de universidades e instituições de saúde, que têm uma possibilidade prática de aprender com o corpo humano e não somente com livros didáticos.

De acordo com a professora de Anatomia e coordenadora do Programa de Doação de Corpos da UFPB Amira Rose Costa Medeiros, a necessidade de falar sobre doação de corpos é uma consequência do aumento dos cursos ligados à saúde e, consequentemente, do grande fluxo de alunos nesse âmbito.

Existe hoje uma demanda muito maior do que cadáveres disponíveis para o desenvolvimento desses profissionais, segundo a docente. Nesse sentido, é apresentada a preocupação de profissionais da saúde em obter o conhecimento de forma prática.

“A nossa responsabilidade, enquanto formador de profissionais de saúde, é imensa, porque precisamos promover o conhecimento e o corpo humano é nosso maior livro. Através dele, os alunos terão acesso a inúmeras informações que, às vezes, nem nos livros é possível identificar”, garante a professora.

Conforme Medeiros, essa prática de identificação das estruturas pelo profissional de saúde é extremamente importante para os procedimentos que realiza nos aspecto científico, acadêmico e de pesquisa.

A importância do debate sobre doação de corpos e a possibilidade do contato direto de estudantes da saúde com esses instrumentos de estudo também passam pelas técnicas básicas ligadas à medicina, porque transmitirão mais segurança para os alunos na hora de dar diagnósticos, de fazer exames físicos e também nos procedimentos cirúrgicos.

A professora Amira também explica que a doação de corpos não impossibilita a doação de órgãos. “Uma coisa importante de falar também é que não impede doar o corpo se a pessoa for doadora de órgãos. Se a pessoa teve uma morte encefálica e acabou doando córnea, rim ou qualquer outro órgão, isso não impede de ser feita a doação do corpo também.”

Para realizar a doação de um corpo, é preciso que seja assinado um termo de intenção, que pode ser encontrado no site do Departamento de Morfologia da UFPB.

Para validar o termo, é necessária a presença de duas testemunhas, preferivelmente da família, e reconhecer o documento em cartório.  Após esse trâmite, o termo deve ser entregue no Departamento de Morfologia, para cadastramento. Mais informações por meio do telefone (83) 3216-7254.

Michelly Santos | Ascom/UFPB