Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB incentiva startups a participarem de edital do BNB voltado para inovação

UFPB incentiva startups a participarem de edital do BNB voltado para inovação

publicado: 25/08/2021 18h46, última modificação: 26/08/2021 00h32
Empresas devem cadastrar respectivos representantes no Sistema de Gerenciamento de Convênios do BNB até 29 de agosto

Foto: Angélica Gouveia

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal da Paraíba (Inova UFPB) divulgou à comunidade acadêmica da instituição Edital Fundeci 01/2021 organizado pelo Banco do Nordeste, voltado à subvenção econômica para inovação em empresas do Nordeste brasileiroCom isso, a Inova pretende incentivar as startups da UFPB a participarem.

O cadastro da empresa e dos respectivos representantes no Sistema de Gerenciamento de Convênios do BNB deve ser realizado até 29 de agosto. Já o prazo para cadastro e envio dos projetos vai até 02 de setembro.

O edital objetiva fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras, visando aumentar a competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas e empresas de pequeno-médio porte, com recursos não reembolsáveis.

Os projetos a serem apresentados pelas startups e empresas deverão ter como finalidade o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos e/ou a agregação de novas funcionalidades ou características a produtos, serviços ou processos já existentes.

A UFPB poderá ser indicada como Instituição partícipe na execução do projeto, por meio da disponibilização de infraestrutura, de recursos humanos, equipamentos etc.

As propostas vão de R$ 100 mil a R$ 500 mil. A startup ou empresa deverá ofertar uma contrapartida financeira e/ou não financeira, de no mínimo 10% do valor total do projeto. Os recursos para apoio financeiro não reembolsável são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

Muitos dos nossos alunos e egressos montaram as startups deles, alguns já possuem tecnologias em desenvolvimento, e esse projeto viria subsidiar um desenvolvimento mais efetivo das tecnologias. Nesse sentido, a Inova e a UFPB entram como partícipes desse projeto a ser submetido no edital do BNB para que venhamos a desenvolver essas tecnologias, para que elas se adequem às necessidades que existem no mercado”, explicou a presidente da Inova, Profa. Kelly Gomes.

A Profa. Kelly Gomes ressaltou que todas as startups que queiram participar leiam atentamente o edital. A Inova dará todo apoio para o desenvolvimento desses projetos.

Mais informações sobre o edital estão disponíveis nos seguintes links:

Live Edital FUNDECI 01/2021 – Subvenção Econômica:

Oficina “O Desafio de criar Projetos de Inovação”:

Reportagem: Ascom/UFPB com informações do CCA
Edição: Aline Lins