Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB ingressa em rede para desenvolvimento de tecnologias na educação
conteúdo

Notícias

UFPB ingressa em rede para desenvolvimento de tecnologias na educação

Ao todo, 19 instituições de todas as regiões do país são selecionadas
publicado: 18/03/2020 20h20, última modificação: 18/03/2020 20h49
Observatório Tecnologia na Escola atua para inserir inovação na Educação Básica brasileira. Foto: Angélica Gouveia

Observatório Tecnologia na Escola atua para inserir inovação na Educação Básica brasileira. Foto: Angélica Gouveia

O Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ingressou, desde o mês passado, na rede do Observatório Tecnologia na Escola (Otec) para atuar junto à formulação de políticas públicas sobre tecnologia na educação. 

O objetivo do projeto é ser um espaço de convergência e compartilhamento de conhecimentos, informações e dados sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na dinâmica pedagógica, buscando estímulos à pluralidade e complementaridade de estudos científicos na área. 

Para o coordenador do núcleo, professor Henrique Menezes, a iniciativa possibilita a inserção da UFPB como uma fonte de produção e disseminação de conhecimentos para promover a transparência, a circulação de saberes e o desenvolvimento de tecnologias educacionais no estado. 

A origem do interesse do núcleo veio de conversas com a Secretaria Estadual de Educação sobre a importância de a Paraíba estar representada na rede, uma vez que o Estado possui políticas na área de introdução de novas tecnologias no ensino. Provavelmente vamos atuar com o desenvolvimento de pesquisas, monitoramento e avaliação das políticas públicas”, destaca. 

O professor Henrique ressalta que o núcleo da UFPB vem se dedicando às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e a educação no Estado é um tema da maior relevância. “Temos pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação que analisam os efeitos das políticas públicas na qualidade da educação e para o desenvolvimento local. Devemos estimular e evidenciar o que se tem feito no processo de formação educacional”, acentua. 

A rede do Otec conta com 19 instituições brasileiras e busca, fundamentalmente, contribuir no monitoramento e na avaliação de ações para inserir as TICs como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de Educação Básica do país. 

Ascom/UFPB