Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia diálogo com Seap sobre parceria para ressocialização de pessoas privadas de liberdade

publicado: 18/02/2022 18h39, última modificação: 18/02/2022 18h39
Encontro visa estabelecer cooperações futuras que beneficiem a comunidade acadêmica e os reeducandos do Sistema Penitenciário

A vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (18), com o secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), Cel. Sérgio Fonseca de Souza e com o secretário-executivo, João Paulo Ferreira Barros, para dialogar sobre a possibilidade de firmar parceria entre as instituições.

Entre os objetivos da iniciativa estão contribuir para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, por meio da educação e profissionalização, como a oferta de aulas na modalidade de ensino a distância (EaD); fomentar ações de cooperação por meio da reinserção social de pessoas privadas de liberdade no trabalho,  mediante trabalho voluntário à Universidade, e a doação de adubo e compostagem a presídios de João Pessoa.

Também participaram da reunião, que aconteceu na Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), o Prof. Joácio de Araújo Morais, presidente da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB (CGA - UFPB), Arthur Barbosa Arruda, coordenador de Convênios da Pró-Reitoria de Planejamento (da Codecon/Proplan) da UFPB e o presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa, o policial penal Thiago Lopes.

Prof. Joácio de Araújo Morais, presidente da CGA da UFPB, contou que a comissão recebeu a solicitação da Secretaria para doação de adubo e compostagem e destacou a perspectiva futura de colaborar fornecendo o material.

“É um prazer ser contactado pela Secretaria, que já faz um trabalho muito bonito no Brejo e interior do Estado com o projeto Hortas para a Liberdade e estão iniciando aqui em João Pessoa”, comentou.

Prof. Joácio afirmou que o Presídio Sílvio Porto foi o primeiro a receber a compostagem. “Por ser uma área muito árida, eles precisavam de uma terra e de um adubo de qualidade para implantar as hortas. Buscaram nosso contato e já fizemos a primeira doação. Em breve, oficializaremos doações permanentes de adubo orgânico”, informou.

A Profa. e vice-reitora Liana ressaltou o trabalho que a universidade já desempenha e destacou a possibilidade da recepção de mão de obra de reeducandos para trabalhar  voluntariamente nas dependências da universidade, como forma de ressocializá-los e, ainda, estuda a possibilidade de complementar a educação básica dessas pessoas privadas de liberdade. A forma de implementação dessa ação será analisada pela Seap.

“Mais uma vez a UFPB está contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba, em reconhecimento a esse Estado que recebeu a nossa universidade. Buscando trazer melhorias para a sociedade. Contudo, além de beneficiar os cidadãos comuns, queremos também trazer esse olhar para os apenados que, muitas vezes, estão excluídos da sociedade por paradigmas e preconceitos”, comentou a docente.

“Dessa forma a UFPB pretende buscar dar melhorias para essas pessoas, acolhendo alguns em nossa instituição para trabalhos voluntários ou outros trabalhos e agir proporcionando educação para eles”, pontuou a vice-reitora.

O Cel. Sérgio Fonseca de Souza, titular da Seap, mostrou-se com expectativas quanto à parceria e possíveis colaborações com a UFPB: “No ano de 2020, a Secretaria implantou um planejamento estratégico que tem o objetivo de fortalecer a reintegração, aumentando o nível de contato das pessoas privadas de liberdade com a sociedade. Para que isso acontecesse, a formalização de parcerias foi fundamental. Essa parceria com a  UFPB vem em excelente hora e tenho certeza de que teremos muitos frutos”, concluiu.

Foto: Aline Lins

Reportagem: Mellody Oliveira