Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia diálogo com Seap sobre parceria para ressocialização de pessoas privadas de liberdade
conteúdo

Notícias

UFPB inicia diálogo com Seap sobre parceria para ressocialização de pessoas privadas de liberdade

publicado: 18/02/2022 18h39, última modificação: 18/02/2022 18h39
Encontro visa estabelecer cooperações futuras que beneficiem a comunidade acadêmica e os reeducandos do Sistema Penitenciário

A vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (18), com o secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), Cel. Sérgio Fonseca de Souza e com o secretário-executivo, João Paulo Ferreira Barros, para dialogar sobre a possibilidade de firmar parceria entre as instituições.

Entre os objetivos da iniciativa estão contribuir para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, por meio da educação e profissionalização, como a oferta de aulas na modalidade de ensino a distância (EaD); fomentar ações de cooperação por meio da reinserção social de pessoas privadas de liberdade no trabalho,  mediante trabalho voluntário à Universidade, e a doação de adubo e compostagem a presídios de João Pessoa.

Também participaram da reunião, que aconteceu na Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), o Prof. Joácio de Araújo Morais, presidente da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB (CGA - UFPB), Arthur Barbosa Arruda, coordenador de Convênios da Pró-Reitoria de Planejamento (da Codecon/Proplan) da UFPB e o presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa, o policial penal Thiago Lopes.

Prof. Joácio de Araújo Morais, presidente da CGA da UFPB, contou que a comissão recebeu a solicitação da Secretaria para doação de adubo e compostagem e destacou a perspectiva futura de colaborar fornecendo o material.

“É um prazer ser contactado pela Secretaria, que já faz um trabalho muito bonito no Brejo e interior do Estado com o projeto Hortas para a Liberdade e estão iniciando aqui em João Pessoa”, comentou.

Prof. Joácio afirmou que o Presídio Sílvio Porto foi o primeiro a receber a compostagem. “Por ser uma área muito árida, eles precisavam de uma terra e de um adubo de qualidade para implantar as hortas. Buscaram nosso contato e já fizemos a primeira doação. Em breve, oficializaremos doações permanentes de adubo orgânico”, informou.

A Profa. e vice-reitora Liana ressaltou o trabalho que a universidade já desempenha e destacou a possibilidade da recepção de mão de obra de reeducandos para trabalhar  voluntariamente nas dependências da universidade, como forma de ressocializá-los e, ainda, estuda a possibilidade de complementar a educação básica dessas pessoas privadas de liberdade. A forma de implementação dessa ação será analisada pela Seap.

“Mais uma vez a UFPB está contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba, em reconhecimento a esse Estado que recebeu a nossa universidade. Buscando trazer melhorias para a sociedade. Contudo, além de beneficiar os cidadãos comuns, queremos também trazer esse olhar para os apenados que, muitas vezes, estão excluídos da sociedade por paradigmas e preconceitos”, comentou a docente.

“Dessa forma a UFPB pretende buscar dar melhorias para essas pessoas, acolhendo alguns em nossa instituição para trabalhos voluntários ou outros trabalhos e agir proporcionando educação para eles”, pontuou a vice-reitora.

O Cel. Sérgio Fonseca de Souza, titular da Seap, mostrou-se com expectativas quanto à parceria e possíveis colaborações com a UFPB: “No ano de 2020, a Secretaria implantou um planejamento estratégico que tem o objetivo de fortalecer a reintegração, aumentando o nível de contato das pessoas privadas de liberdade com a sociedade. Para que isso acontecesse, a formalização de parcerias foi fundamental. Essa parceria com a  UFPB vem em excelente hora e tenho certeza de que teremos muitos frutos”, concluiu.

Foto: Aline Lins

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins