Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia implantação de Roçado Agroecológico no CCHSA

UFPB inicia implantação de Roçado Agroecológico no CCHSA

publicado: 18/04/2022 17h33, última modificação: 20/04/2022 07h00
Espaço será utilizado com fins pedagógicos e didáticos para diferentes cursos do Centro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), iniciou a implantação de um Roçado Agroecológico, localizado no Laboratório Didático de Agricultura, no Campus III, em Bananeiras. O espaço será utilizado com fins pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem do Centro.

O Roçado Agroecológico é uma iniciativa do Curso de Agroecologia e do Setor de Agricultura, do Departamento de Agricultura do CCHSA. O projeto foi iniciado em março, com o preparo do solo. No dia 4 deste mês, foi iniciado o semeio de variedades crioulas, denominadas “Sementes da Paixão”.

Serão cultivadas diferentes espécies de vegetais como: milho, fava, feijão, algodão, abóbora, gergelim e girassol. A área de cultivo servirá como espaço didático para os cursos superiores de Agroecologia e Ciências Agrárias, e para o curso Técnico em Agropecuária.

O coordenador da ação, Prof. Alexandre Eduardo de Araújo, do CCHSA, explicou como foi identificada a necessidade de implantação do projeto. Ele disse que a ideia surgiu, primeiramente, em razão dos conteúdos das disciplinas do Curso de Agroecologia, como uma alternativa de aulas práticas.

“Em seguida, em virtude das atividades de extensão, que abordam as necessidades de produção de alimentos saudáveis, sem danos ao meio ambiente. Nós pensamos então em consolidar um espaço pedagógico que fosse usado nas aulas e também servisse à população em geral”, completou o professor.

Segundo o Diretor do CCHSA, Prof. George Beltrão, não é o primeiro projeto do tipo promovido pela UFPB. Em 2020, foi implantado um Roçado Agroecológico com a cultura do milho. A sua produção foi distribuída, no primeiro ano de pandemia de Covid-19, para populações carentes das cidades de Bananeiras e Solânea.

“O Roçado Agroecológico consiste em uma área de cultivo de plantas alimentícias respeitando o meio ambiente e os conhecimentos das populações locais. No Roçado, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar as práticas culturais dentro de uma partilha de saberes. É o "aprender fazendo" das técnicas de manejo agroecológico, o que contribui no aprimoramento desses futuros profissionais”, afirmou o Prof. George.

Aberto ao público, o Roçado Agroecológico do CCHSA terá sua primeira colheita no mês de julho deste ano, quando será inaugurado.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins