Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão nesta segunda-feira (22)
conteúdo

Notícias

UFPB inicia IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão nesta segunda-feira (22)

publicado: 21/11/2021 10h11, última modificação: 21/11/2021 10h12
Evento ocorre de forma online e segue até sexta-feira (26)

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, a partir desta segunda-feira (22) até sexta-feira, dia 26 de novembro, o IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação envolve apresentações de projetos de estudantes, palestras, lives, mesas redondas e debates. Realizado de forma online, pelo Google Meet e com transmissão pelos canais de YouTube Proex, Enid e Propesq, o evento é aberto à comunidade. A abertura acontece às 9h desta segunda (22). 

O IX Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão abrange três encontros: XXII Encontro de Extensão (Enex), XXIII Encontro de Iniciação à Docência (Enid) e XXIX Encontro de Iniciação Científica (Enic). O evento é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq). 

A ação tem como objetivo socializar as atividades dos programas vinculados à Coordenação de Programas e Projetos Acadêmicos (CPPA) da UFPB, que inclui Monitoria, Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen), Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (Protut), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. 

Para assistir à programação e receber certificado, os interessados devem se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Os certificados estarão disponíveis para os autores dos trabalhos e participantes inscritos no evento a partir de fevereiro de 2022. 

Nesta segunda-feira, dia 22, às 9h, a cerimônia de abertura será transmitida pelo canal do Enid no YouTube, com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, Pró-Reitora de Graduação (PRG), Profa. Silvana Maciel, Pró-Reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, e do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga. 

A abertura contará com apresentação de um vídeo da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), com regência do maestro Marcos Arakaki e coordenação de André Rodrigues. A palestra de abertura será da professora da Universidade Católica de Brasília Maria Aparecida Penso: "Tempos virtuais: vantagens e desvantagens do uso das tecnologias no ensino, pesquisa e extensão". 

Mais de 1300 vídeos de projetos de alunos foram enviados para avaliação no encontro. A apresentação dos trabalhos vai ocorrer em salas virtuais pelo Google Meet. O intuito é socializar, de uma forma dinâmica, o conhecimento e as experiências vivenciadas durante o período de atuação dos alunos nos programas envolvidos. 

Todas as apresentações serão gravadas durante sua realização nas salas virtuais e ficarão disponíveis para o público em geral no canal do Enid no YouTube. 

A Profa. Marçonilia Dias Arnoud, uma das coordenadoras do XXIII Encontro de Iniciação à Docência, explica que o Encontro Unificado é um momento colaborativo em que os estudantes apresentam suas experiências acadêmicas e produções no que se refere a tríade do Ensino, Pesquisa e Extensão. 

O encontro unifica professores e alunos, mas seu foco é o protagonismo discente. As três pró-reitorias estão trabalhando de maneira conjunta e articulada a fim de fundamentar o caráter de unidade do encontro. E com a realização desse trabalho colaborativo, nós estamos confiantes na obtenção de bons resultados”, afirmou.

 

Confira aqui a programação completa do Encontro Unificado.

Vídeos Enid – Acesse a partir do dia 22/11/2021. 

Acesse a programação Pibid e Residência Pedagógica.

Acesse a programação Enic (Pibic/Pivic).

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia