Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia projeto-piloto para medir consumo de energia e melhorar eficiência energética

publicado: 01/02/2021 19h15, última modificação: 01/02/2021 19h22
Medidores foram recebidos por doação da empresa Eletra Energy Solutions

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu início a um projeto-piloto de Smart Campus (Campus Inteligente) com a entrega de 34 medidores de energia eletrônicos para a Superintendência de Infraestrutura da UFPB (Sinfra) para que sejam instalados em prédios estratégicos da Universidade. O intuito da iniciativa é realizar a medição remota do consumo de energia dos prédios para possibilitar a implantação de ações de eficiência energética.

O diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Prof. Euler Macedo, explicou que o CEAR fará a coleta das informações de forma remota, por um sistema sem fio, gerando relatórios de consumo por setor a fim de estabelecer metas de redução do consumo. “Por meio dessa medição teremos a noção real do consumo de energia da UFPB e poderemos estabelecer políticas de redução de energia”, explicou Euler.

O superintendente de Infraestrutura, Prof. Antônio Leal, explicou que a Sinfra também fará esse monitoramento e que, inicialmente, esses equipamentos serão instalados em permissionários, como restaurantes, copiadoras e Correios e Telégrafos.

Os medidores foram recebidos por doação da empresa Eletra Energy Solutions, do Ceará. A estimativa do CEAR é que a ação possa gerar uma economia em torno de 20% na conta de energia. Até o mês de março, antes do período da pandemia de Covid-19, a despesa com energia no campus I da Universidade era de quase R$ 1 milhão por mês.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Divulgação/CEAR