Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia testes com sistema híbrido para geração de energia

UFPB inicia testes com sistema híbrido para geração de energia

Protótipo instalado atenderá inicialmente demanda de iluminação de prédio do CCEN
publicado: 13/01/2021 14h59, última modificação: 15/01/2021 16h31
A previsão é de que até 2022 seja concluída a implantação de uma microusina híbrida, composta por três sistemas geradores idênticos. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acaba de concluir a primeira etapa da instalação de um sistema de energia híbrida (solar-eólica) no campus I. O protótipo, instalado no prédio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), está em fase de testes e a previsão é de que até 2022 seja concluída a implantação de uma microusina híbrida, composta por três sistemas geradores idênticos.

O projeto pioneiro na UFPB é resultado de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida por pesquisadores da universidade há dois anos, fruto da dissertação de mestrado do discente Edvanil Albuquerque Duarte Junior, e sob a coordenação do professor Raimundo Menezes, para transformação das energias solar e eólica em elétrica. Segundo o docente, o primeiro sistema, que começou a ser construído no ano passado, já está captando energia solar e eólica, com a finalidade de buscar independência energética para o prédio do Prodema, atendendo inicialmente a demanda de iluminação do edifício, que conta com ambientes como laboratórios, auditório e salas para alunos.

Com capacidade final de geração de até 3 kWh, o sistema pode fazer funcionar em torno de 50 luminárias de modo estável, segundo projeção de Raimundo Menezes. A potência gerada com o sistema completo (três geradores) poderá atender plenamente até 200 luminárias, o que representa aproximadamente 10 vezes a demanda de iluminação do prédio. A energia excedente seria utilizada para outras demandas, a exemplo do funcionamento de computadores e impressoras do edifício, exclusivamente com energia renovável híbrida.

A proposta do estudo, segundo o coordenador, é ir além e adotar esse sistema híbrido para geração de energia elétrica em repartições públicas da região litorânea, oferecendo confiabilidade energética em termos de eficiência, além da vantagem da sustentabilidade e da economia para os órgãos públicos. “A criação desse sistema de geração de energia mais limpa e de matriz renovável prova que mesmo com poucos recursos conseguimos desenvolver pesquisas de grande impacto para a sociedade”, destacou o professor.

Além de Raimundo Menezes e Edvanil Albuquerque, também fazem parte da equipe responsável pelo sistema os pesquisadores Manoel Victor e Marcos Guedes. A pesquisa também tem colaboração dos docentes Bruno César, Edson Ramos e Charlie Salvador.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins