Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inscreve para Ciclo de Debates em Jornalismo

UFPB inscreve para Ciclo de Debates em Jornalismo

publicado: 09/04/2021 14h08, última modificação: 13/04/2021 09h24
Evento acontece dias 13 e 14 deste mês

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), realiza, nos dias 13 e 14 deste mês, o “Ciclo de Debates em Jornalismo – Os desafios da profissão em reinvenções e resistências”. Os debates ocorrerão de maneira remota no canal do YouTube Jornalismo UFPB.

Os interessados podem fazer inscrição até dia 12 de abril, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.

intuito do evento é discutir o cenário contemporâneo do campo jornalístico, assim como celebrar o dia do Jornalista, que é comemorado dia 7 de abril, bem como aproximar ainda mais estudantes da Graduação e da Pós-Graduação em Jornalismo do CCTA, possibilitando a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ).

O Encontro terá a participação de palestrantes que representam entidades nacionais como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O link do Sigaa Cursos e Evento de Extensão é https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf

Caso o interessado não tenha cadastro na plataforma, deverá realizar cadastro clicando no local “Ainda não possuo cadastro”, preencher o cadastro e confirmá-lo no e-mail, clicando no link enviado, depois dar continuidade ao processo de inscrição.

13 de abril (terça-feira):

14h: Pesquisa em Jornalismo: pesquisas e produtos desenvolvidos no PPJ-UFPB Mediação: Prof. Dr. Fernando Firmino (PPJ-UFPB)

1) Web rádio Porto do Capim: uma ferramenta de radiojornalismo comunitário na busca de inclusão social e exercício da cidadania - MS. Edileide Vilaça;

2) Em palcos televisivos: do teatro ao jornalismo, a representação como estratégia discursiva – MS. Fabiano Diniz;

3) Livro-reportagem Mães na Dor: mulheres órfãs de filho - MS. Bruna Vieira de Oliveira;

4) O mito, a mulher, a ciranda: Lia de Itamaracá em livro-reportagem - MS. Marcelo Henrique Andrade;

5) Livro-reportagem: cinco atletas paralímpicos e suas histórias de vida - MS. Sérgio Montenegro.

19h: Jornalismo e Direitos Humanos: lutas e resistências

Mediação: Profª Drª Zulmira Nóbrega (coordenadora do PPJ – UFPB)

Debatedoras: Angelina Nunes (coordenadora do Programa Tim Lopes/Abraji)  e Profª Drª. Glória Rabay (PPJ-UFPB e PPGDH/UFPB)

14 de abril (quarta-feira):

14h: Mesa – Jornalismo, Cotidiano e Imaginário: contribuições do Profº Titular Wellington Pereira

Mediação: Profª Drª Patrícia Monteiro (coordenadora do Curso de Jornalismo - UFPB e docente do PPJ-UFPB)

Debatedores: Academia de Jornalismo Wellington Pereira (Prof. Dr. Luiz Custódio - PPJ-UFPB); Afinal, o que é imaginário? (Profª Drª Eunice Simões - PPGC-UFPB); Cultura Midiática, Cotidiano e Imaginário (Prof. Dr. Cláudio Paiva - Decom/UFPB); Jornalismo e Literatura na Obra de Wellington Pereira (Prof. Dr. Edônio Alves - Dejor/UFPB)

19h: Palestra: Quem tem medo de jornalista? violência, vulnerabilidades e novos rumos da profissão

Mediação: Profª Drª  Margarete Almeida (vice-coordenadora do Curso de Jornalismo da UFPB)

Convidada: Maria José Braga, presidente da Fenaj

Reportagem: Débora Freire/CCTA/UFPB