Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inscreve para eleição ao cargo de Ouvidor Geral da UFPB

UFPB inscreve para eleição ao cargo de Ouvidor Geral da UFPB

Podem concorrer docentes e técnico-administrativos do quadro permanente da instituição
publicado: 07/01/2021 18h06, última modificação: 07/01/2021 18h17
Candidatos devem se inscrever por meio de processo eletrônico no SIPAC, dirigido à SODS/UFPB. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta quarta-feira (06), o edital de abertura de inscrições para eleição ao cargo de Ouvidor(a) Geral da instituição, para exercer o mandato no triênio 2021 – 2024. Podem concorrer docentes e servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UFPB. As inscrições acontecem no período de 11 a 15 de fevereiro de 2021.

Conforme o edital, publicado na página da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS/UFPB), a eleição ocorrerá na primeira reunião do Conselho Universitário (Consuni) subsequente ao período de inscrição. Os pré-requisitos para eleição e nomeação no cargo de Ouvidor (a) Geral estão dispostos nos artigos 10 e 11 da Resolução nº 06/2020 do Consuni.

Os candidatos devem se inscrever por meio de processo eletrônico protocolado via SIPAC e dirigido à SODS/UFPB.

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá apresentar, dentro do processo encaminhado à SODS, o requerimento de inscrição, memorial acompanhado do Currículo Lattes e de um projeto composto por ações a serem executadas nos três anos de mandato, além de endereço eletrônico (e-mail), por meio do qual será informado o deferimento ou não da inscrição.

A Ouvidoria Geral atua como instância de mediação e canal de comunicação entre o usuário e a Administração Pública e tem competência exclusiva para o recebimento e tratamento das manifestações dos(as) usuários(as) de serviço público. Sua finalidade é a de promover a defesa dos direitos de servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e a comunidade em geral nas relações com a UFPB, em suas diversas instâncias administrativas e acadêmicas, visando à melhoria de processos, produtos e serviços e a prevenção e correção de erros, omissões, desvios ou abusos.

A Ouvidoria Geral da UFPB integra, como unidade setorial, o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, cujo órgão central é a CGU, por meio da Ouvidoria Geral da União.

Reportagem: Aline Lins