Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inscreve para seleção de bolsistas e voluntários no CCA

UFPB inscreve para seleção de bolsistas e voluntários no CCA

publicado: 07/02/2022 15h50, última modificação: 07/02/2022 15h52
Inscrições para integrar o grupo Agrobio do Programa de Educação Tutorial vão até o dia 11 de fevereiro

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), abriu inscrições em processo seletivo de estudantes bolsistas e voluntários para integrarem o grupo Agroecologia, Agricultura Familiar e Uso Sustentável dos Recursos Naturais - Agrobio, do Programa de Educação Tutorial (PET). As inscrições, que acontecem de forma online, vão até o dia 11 de fevereiro.

As vagas são direcionadas para alunos de Bacharelado em Agronomia e Bacharelado ou Licenciatura em Ciências Biológicas. São ofertadas quatro vagas para estudantes bolsistas e cinco vagas para estudantes não bolsistas (voluntários). O estudante bolsista de grupo PET receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 400,00.

Para participar, os alunos devem estar regularmente matriculados a partir do 3º período letivo, ou faltando, no mínimo, dois períodos letivos para a conclusão do curso. Eles também devem apresentar o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), referente ao primeiro semestre letivo de 2021.2, com valor maior ou igual a 7,0 e ter disponibilidade para dedicação de 20 horas semanais às atividades do programa.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo e-mail jacinto@cca.ufpb.br. Os documentos exigidos incluem: cópia do CPF e da Carteira de Identidade; ficha de inscrição, devidamente preenchida; histórico escolar atualizado; documento comprovando que o candidato está devidamente matriculado no semestre vigente 2021.2 e declaração do candidato afirmando que não recebe qualquer outra modalidade de bolsa durante a vigência da bolsa PET.

A seleção será baseada na análise da documentação e em uma entrevista escrita. A entrevista terá 10 questões. Essa avaliação abordará a Carta de Intenções, tendo em vista uma análise do perfil do candidato com relação aos objetivos, diretrizes e atividades de ensino, pesquisa e extensão do PET.

O PET é desenvolvido por grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, que são organizados a partir de formações em nível de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Entre os objetivos do projeto, destacam-se o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, a contribuição para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação e o estímulo de formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

No processo seletivo, os membros da Comissão de Seleção atribuirão uma nota para a entrevista sobre a Carta de Intenções, cada nota variando entre 0 e 10 pontos. A classificação final será realizada mediante a média ponderada de cada candidato, calculada a partir do CRE do candidato e da média aritmética das notas da entrevista, com pesos 4 e 6, respectivamente.

Em caso de empate na pontuação final dos candidatos, a idade mais elevada (critério legal e prioritário, instituído pela legislação) e a maior nota na entrevista serão estabelecidos como critérios de desempate.

A renovação anual da bolsa está condicionada ao resultado de uma avaliação anual, à qual o bolsista será submetido. Após um tempo mínimo de dois anos de participação efetiva e comprovada no programa, o estudante bolsista e o estudante não bolsista receberão um certificado de participação no PET, emitido pela UFPB.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 25 de fevereiro. Mais informações estão disponíveis na íntegra do edital.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins