Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB instala 475 luminárias LED no campus-sede e nas unidades de Mangabeira e Santa Rita
conteúdo

Notícias

UFPB instala 475 luminárias LED no campus-sede e nas unidades de Mangabeira e Santa Rita

Novas lâmpadas proporcionarão economia de aproximadamente R$ 85 mil por ano
publicado: 19/08/2020 18h46, última modificação: 19/08/2020 18h46
As luminárias LED também visam melhorar a segurança em vias públicas, como estas na imagem, em frente à Reitoria da UFPB. Foto: Sinfra/UFPB

As luminárias LED também visam melhorar a segurança em vias públicas, como estas na imagem, em frente à Reitoria da UFPB. Foto: Sinfra/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), instalou 475 luminárias LED (Diodo Emissor de Luz) no campus-sede e na unidade de Mangabeira, em João Pessoa, que abrange o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). 

As lâmpadas capazes de emitir luz de forma eficiente e econômica também foram colocadas no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em Santa Rita, na Região Metropolitana da capital paraibana. As 50 próximas unidades serão instaladas no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. 

As instalações, que tiveram início em 26 de maio e foram concluídas neste mês de agosto, foram realizadas pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB, através da sua Gerência de Eletricidade, que conta equipe de servidores técnico-administrativos e eletricistas terceirizados. 

“Foram instaladas no intuito de modernizar a iluminação pública, trazendo mais qualidade e eficiência no consumo de energia elétrica, e ainda colaborando com a melhoria da segurança nas vias públicas”, afirma o superintendente de infraestrutura da UFPB, professor Antônio Leal. 

De acordo com o gestor, estas 475 luminárias LED proporcionarão uma economia de aproximadamente R$ 85 mil por ano. “Existe também a economia com manutenção, já que as lâmpadas LED possuem uma vida útil maior que as que estão sendo substituídas e uma garantia de cinco anos”, acrescenta o superintendente. 

As lâmpada fluorescentes (menos econômicas) que ainda possuem condições de uso estão armazenadas para serem reaproveitadas em locais com o mesmo tipo de iluminação. 

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB