Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB investe quase R$ 600 mil em equipamentos de musculação para estudantes

UFPB investe quase R$ 600 mil em equipamentos de musculação para estudantes

publicado: 10/06/2021 17h22, última modificação: 10/06/2021 18h36
Material será disponibilizado em residências universitárias e na academia do CCS

Foto: Angélica Gouveia

As residências universitárias dos campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, Rio Tinto e Bananeiras receberam novos equipamentos de musculação. O investimento para aquisição das máquinas foi de aproximadamente R$ 600 mil. A inauguração das academias vai acontecer após intervenções de engenharia para instalação dos equipamentos e após avaliação da Comissão de Biossegurança da Universidade, em virtude da pandemia de Covid-19.

O maior montante, de quase R$ 318 mil, foi destinado à academia do Departamento de Educação Física, localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em João Pessoa, e o restante do valor foi para aquisição de equipamentos para as residências universitárias em João Pessoa (RUMF), Rio Tinto e Bananeiras.

Segundo o Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), Prof. Alfredo Rangel, a compra atende a uma demanda dos estudantes, principalmente dos residentes. “É uma ação importante de assistência estudantil, porque além de estimular a prática de atividades físicas, promovendo a saúde e bem-estar, pode viabilizar projetos de extensão estágios para alunos da área de saúde, em particular de Educação Física”, ressaltou.

Pró-reitor explicou que as demandas para a instalação dos equipamentos nos espaços já foram mapeadas pela Prape e serão realizadas pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). A liberação das academias para uso pelos estudantes vai depender, ainda, do aval da Comissão de Biossegurança da UFPB, mas a expectativa é de que esses espaços estejam à disposição dos residentes no retorno das atividades presenciais na Universidade.

Outras aquisições para as residências

O valor de R$ 280 mil investido na compra de equipamentos de musculação para as residências está inserido em um conjunto de ações de melhoria da estrutura desses espaços nos quatro campi, que chegou ao montante de aproximadamente R$ 854 mil desde o início da atual gestão.

A UFPB também investiu R$ 371 mil na compra de 95 computadores desktop para inclusão digital dos residentes dos quatro campi. Além disso, destinou R$ 203 mil para a aquisição de 372 armários individuais para cada aluno da Residência Universitária Masculina e Feminina (RUMF), no campus João Pessoa.

Essas melhorias vão beneficiar um público que pode chegar a cerca de 1.100 alunos residentes nas duas unidades de João Pessoa e nas casas de estudantes em Areia, Bananeiras e Rio Tinto.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins