Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB investe R$ 1,1 milhão em programa de apoio à pesquisa para docentes

UFPB investe R$ 1,1 milhão em programa de apoio à pesquisa para docentes

publicado: 22/04/2021 17h04, última modificação: 22/04/2021 17h04
Inscrições devem ser realizadas por pesquisadores nível 1 do CNPq, de 24 a 30 de abril

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inscreve, no período de 24 a 30 de abril, para participação de pesquisadores na chamada interna produtividade em pesquisa, do Programa de Apoio à Pesquisa da Instituição. A inscrição deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

edital foi publicado na página da Propesq. O programa tem por objetivo o apoio institucional ao desenvolvimento e à execução dos Projetos de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da UFPB, em todas as áreas do conhecimento, estando em acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 – 2023 da Universidade. O apoio financeiro é concedido aos pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, nas suas mais diversas modalidades.

As propostas selecionadas serão financiadas com recursos da UFPB, no valor global estimado de R$ 1,1 milhão para a aquisição de materiais de consumo necessários para a execução do projeto, material permanente (bens de capital) e serviços de terceiros.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga, cada projeto poderá pleitear até R$ 30 mil. Projetos com orçamento superior a esse valor serão desclassificados na análise técnica.

No edital estão elencados todos os requisitos a serem cumpridos pelos professores coordenadores dos projetos. Entre esses requisitos para participar, o docente pesquisador deverá ser servidor efetivo da UFPB e possuir título de doutor. É preciso ainda que o proponente seja bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq no nível 1 (Sênior, A, B, C ou D).

O julgamento das propostas submetidas a esta chamada seguirá as seguintes etapas: análise técnica da Coordenação Geral de Pesquisa – CGPq quanto aos critérios de elegibilidade; análise Científica do Comitê Julgador; classificação das propostas; e decisão do julgamento pelos Pró-Reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação.

Conforme o cronograma previsto no edital, a divulgação dos resultados acontecerá a partir de 7 de maio. O período de execução das propostas está compreendido de 1º de junho de 2021 a 31 de maio de 2022 – vigência do projeto.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia