Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB investe R$ 1,8 milhão em LED e painéis fotovoltaicos

UFPB investe R$ 1,8 milhão em LED e painéis fotovoltaicos

Aplicação visa economia com conta de energia e melhora na segurança
publicado: 20/03/2020 19h32, última modificação: 20/03/2020 20h45
Nova iluminação e uso de energia solar serão implantados em abril. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai implantar nova iluminação em LED (Diodo Emissor de Luz), mais econômica do que lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio, e painéis fotovoltaicos, que geram energia elétrica a partir da energia solar, no campus I, em João Pessoa.

A aplicação faz parte das ações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), adotado pela UFPB. Ao todo, o investimento chega a R$ 1,8 milhão.

Serão instaladas, ao todo, 400 LEDs em vias e locais onde há funcionamento de cursos noturnos, por meio de contrato de manutenção, segundo a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB. Haverá também troca de fiação e instalação de novos postes.

Ao todo, 16 painéis fotovoltaicos serão implantados, cada um com 112 , totalizando 1.800 m². Eles foram viabilizados em uma ação do Ministério da Educação com as universidades federais.

O titular da Sinfra, professor Antônio Leal, afirma que a implantação da iluminação em LED e dos painéis fotovoltaicos terá início no mês de abril e deve ser concluída em dois ou três meses.

Segundo ele, os painéis fotovoltaicos também garantirão maior eficiência energética na UFPB. “Ao implantar 16 usinas com potência de 18,5 kWp cada, totalizando 296 kWp de potência instalada, a UFPB reduzirá o custeio com energia elétrica em cerca de R$ 180 mil por ano”.

De acordo com o gestor, a UFPB deu início, em dezembro, à instalação de iluminação mais eficiente também nos ambientes internos, objetivando a economia de energia, por meio da substituição paulatina de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED tubulares, principalmente, nas salas de aulas, departamentos e outros setores. Para isso, foram adquiridas 20 mil LEDs.

Um dos objetivos da nova iluminação em LED é favorecer o sistema de vigilância por meio de câmeras, tornando-o mais eficiente, para garantir bem-estar à comunidade universitária”, destaca o superintendente Antônio Leal.

Para o dirigente, o consumo de energia é muito alto no campus. “Essas lâmpadas [de LED] se pagam em um ano de consumo e têm garantia de cinco anos”, calcula o gestor, considerando o consumo mais baixo da iluminação em LED e a sua durabilidade.

Em Areia (campus II), segundo Antônio Leal, esse trabalho já foi realizado, assim como em Rio Tinto e Mamanguape (campus IV). Em Bananeiras (campus III), estão sendo realizados estudos para averiguar a viabilidade.

Ascom/UFPB