Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB investe R$ 2 milhões em laboratório de energias alternativas e renováveis

UFPB investe R$ 2 milhões em laboratório de energias alternativas e renováveis

14 novas estações de trabalho foram instaladas
publicado: 12/06/2019 18h33, última modificação: 13/06/2019 17h53
Exibir carrossel de imagens Equipamentos facilitarão aulas práticas dos estudantes. Crédito: Divulgação

Equipamentos facilitarão aulas práticas dos estudantes. Crédito: Divulgação

O Laboratório de Práticas Experimentais do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), inaugurado no final do ano passado, disponibiliza aos estudantes das graduações de Energias Renováveis e de Engenharia Elétrica equipamentos que permitem experiências e pesquisas práticas.

Com um investimento de R$ 2 milhões em equipamentos, o laboratório conta agora com 14 estações de trabalho compactas nas áreas de termodinâmica, máquinas de fluxo, fenômenos de transportes (mecânica dos fluídos e transferência de calor), energia solar (fotovoltaica e térmica), energia eólica, eletrônica de potência, instrumentação, comunicações digitais, sistemas de controle, entre outras.

Para as pesquisas em energia solar, o laboratório conta com uma bancada de estudo para análise do funcionamento de um sistema fotovoltaico, composto por placas de captação até o sistema de conversão, além de bancas de estudo em radiação solar e sua transformação em energia elétrica.

As pesquisas quanto à eficiência das placas fotovoltaicas, que captam a energia solar, e à duração das fotocélulas se tornaram mais efetivas, porque os alunos e professores terão condições de acompanhar o processo de acordo com a intensidade que funciona.

Além das estações de energia solar, o laboratório também disponibiliza equipamentos para pesquisas em energia eólica e estudos sobre sistemas de refrigeração.

Mais informações sobre os novos equipamentos e estações de trabalho neste catálogo elaborado pelo Laboratório de Práticas Experimentais.

Ascom/UFPB