Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lamenta morte do professor Aluísio Costa Filho
conteúdo

Notícias

UFPB lamenta morte do professor Aluísio Costa Filho

Docente atuava no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, no campus I, em João Pessoa
publicado: 27/05/2020 18h59, última modificação: 27/05/2020 20h29
Professor ingressou na UFPB em 1992 e se especializou em habitação, défice e construção. Crédito: Autor Desconhecido

Professor ingressou na UFPB em 1992 e se especializou em habitação, défice e construção. Crédito: Autor Desconhecido

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da direção do Centro de Tecnologia, informa, com pesar, o falecimento do professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Aluísio Costa Filho, especialista em habitação, défice e construção.

Aluísio se formou pela UFPB em 1982, em Arquitetura e Urbanismo, e, logo em seguida, se tornou mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contribuindo com a análise do déficit habitacional brasileiro.

Em 1992, iniciou sua colaboração como professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, no campus I, em João Pessoa, lecionando em vários cursos do Centro de Tecnologia e sendo responsável por diversas disciplinas relacionadas à prática profissional, em especial, disciplinas de representação assistidas por computador.

Ainda em 1992, ingressou no grupo de Assessores da UFPB, na elaboração do Plano Diretor do município de João Pessoa, prestando relevante contribuição.

Também coordenou os recursos de informática do Centro de Tecnologia da UFPB para a implantação dos Laboratórios de Informática e Computação Gráfica, área que dominava com maestria e na qual estava em plena atividade.

Em 1994, também integrou a equipe técnica da UFPB que elaborou os projetos de habitação e agrovilas para populações beneficiadas em programas de reforma agrária.

Professor Aluísio Costa Filho exerceu com muita eficiência atividades de gestão junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, participando de comissões de trabalho e sendo o Chefe do Departamento de 2013 a 2015.

Além das atividades profissionais, o professor Aluísio Costa Filho também participou de entidades profissionais, contribuindo com questões relacionadas à legislação profissional dos arquitetos e urbanistas, que culminou em seu conselho próprio.

Antes de ingressar como docente da UFPB, exerceu atividades na Prefeitura Municipal de João Pessoa, na Coordenação Geral de Planejamento, de 1987 a 1988, e junto à Secretaria de Planejamento (SEPLAN) até 1992.

A UFPB, através do Centro de Tecnologia, presta condolências e solidariedades aos familiares e amigos do professor.

* * *
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Tecnologia