Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança 18 cartilhas e e-book com cuidados em saúde para pacientes

UFPB lança 18 cartilhas e e-book com cuidados em saúde para pacientes

Materiais didáticos subsidiarão profissionais da rede hospitalar paraibana
publicado: 08/07/2020 21h05, última modificação: 08/07/2020 21h05
As 18 cartilhas e e-book possuem linguagem acessível e estão disponíveis para visualização on-line. Crédito: Autor Desconhecido/Reprodução

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Pessoa em Condições Críticas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza 18 cartilhas e um e-book sobre doenças e cuidados em pacientes para profissionais e usuários do sistema de saúde da Paraíba.

O material foi desenvolvido por sete pesquisadores da UFPB, entre eles professores, alunos e enfermeiros da instituição. A professora Aurilene Arruda afirma que a intenção do grupo é disseminar o material educativo com temas importantes para os cuidados e a saúde da comunidade em geral.

“Essas cartilhas são destinadas aos usuários que buscam os serviços de saúde pública federal, estadual e municipal do nosso Estado. Além de um e-book sobre a Covid-19. Queremos disseminar o material e os 18 tipos de cartilhas com diferentes assuntos referentes a doenças”, explica Aurilene.

A professora da UFPB ressalta que o material é voltado para o auxílio de pacientes após a internação hospitalar e possui linguagem acessível ao público em geral.

“Ajudará os usuários quando obtiverem alta hospitalar. Complementará as informações dadas pelos profissionais de saúde. A linguagem é simples e acessível ao grau de instrução das pessoas, ela é autoexplicativa”, destaca Aurilene.

Devido à falta de recursos, o material está disponível apenas em formato digital e pode ser acessado por meio do perfil do grupo da UFPB no Instagram.

Confira, abaixo, as 18 cartilhas e e-book sobre cuidados em saúde para pacientes:

A sexualidade em pacientes prostatectomizados

Acidentes com animais peçonhentos

Alzheimer: orientações para familiares e cuidadores

Cartilha de Primeiros Socorros: hemorragia

Cartilha de Primeiros Socorros: parada cardiorrespiratória

Cartilha de Primeiros Socorros: queimaduras

Cirurgia de próstata: vamos conhecer um pouco mais sobre o pré e o pós-operatório

Como reconhecer a depressão e sua sintomalogia?

Conversando sobre Coronavírus – Covid-19

Conversando sobre Pré-Natal

Cuidador: a arte do cuidar

Diabetes Mellitus

Hipertensão arterial sistêmica: evitando agravos

Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: tópicos para discussão

O que uma mãe de recém-nascido precisa saber?

Puerpério: atenção humanizada

Reconstrução mamária: uma roda de conversa

Suicídio: sinais para saber e agir

Transexualidade: informações e procedimentos