Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança campanha para reduzir conta de água

UFPB lança campanha para reduzir conta de água

Nos últimos cinco anos, fatura foi de aproximadamente R$ 180 mil por mês
publicado: 20/02/2020 19h24, última modificação: 20/02/2020 19h24
Conserto de vazamentos e de defeitos hidráulicos ou hidrossanitários será mais rápido. Foto: Google/Reprodução

A Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou o Projeto Não Pinga, uma campanha de conscientização e educação ambiental para sensibilizar a comunidade acadêmica e fazer com que professores, técnico-administrativos e estudantes se tornem agentes ativos no combate ao desperdício de água nos quatro campi da instituição.

A conta mensal de água da UFPB, nos últimos cinco anos, é de aproximadamente R$ 180 mil. A ideia é diminuir essa despesa por meio da redução do desperdício e melhor gestão de água. A professora Nadjacleia Vilar Almeida, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente da UFPB, é responsável pela área de Uso e Ocupação e Gestão de Água na comissão e conta que há monitoramento do consumo desde 2014.

Neste momento, está sendo firmada parceria com a Divisão de Manutenção da Superintendência de Infraestrutura da universidade para monitorar o número de chamados para correção de vazamentos ou defeitos em aparelhos hidráulicos ou hidrossanitários e o tempo de resposta dos consertos.

De acordo com a gestora, por meio do levantamento de informações sobre os equipamentos existentes na universidade e dos chamados abertos, será possível prevenir vazamentos através da reserva de materiais em estoque. “Pelo o que eu já tenho acompanhado desde 2014, o que acontece, muitas vezes, é que o equipamento quebra e o conserto demora porque não tem no estoque”, exemplifica.

Outro objetivo do projeto é apresentar, em cinco anos, um diagnóstico geral da situação, com levantamento sobre os equipamentos, do gasto e do consumo de água, inclusive com a indicação, se for o caso, da substituição de máquinas por outras mais eficientes e sustentáveis. “Em 2023, a gente vai ter um panorama, um diagnóstico geral da gestão de água na UFPB”, conjectura.

O aluno voluntário do curso de Engenharia Ambiental Shammio Michel Dias da Silva, um dos idealizadores do projeto, diz que, a partir deste mês de março, serão distribuídos panfletos e afixados cartazes em locais próximos a banheiros e bebedouros, para orientar as pessoas a comunicarem possíveis vazamentos e informar como elas podem acionar a Divisão de Manutenção para o conserto, que atende pelos telefones (83) 3216.7314/7661.

Confira, abaixo, dez dicas para economia de água:

1. Limpe antes de lavar.
  2. Abra a torneira somente quando necessário.
  3. Não abrir a torneira mais que o necessário.
  4. Feche a torneira ao ensaboar.
  5. Fique atento se a torneira continua pingando mesmo quando fechada.
  6. Use a descarga somente quando houver necessidade.
  7. Não jogue lixo no vaso sanitário.
  8. Mantenha sempre esse ambiente limpo.
  9. Cuidado com vazamentos.
  10. Solicite o reparo dos aparelhos entrando em contato com o setor responsável sempre que constatar vazamentos.

Ascom/UFPB