Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança cartilha com orientações para promover bem-estar dos profissionais da saúde
conteúdo

Notícias

UFPB lança cartilha com orientações para promover bem-estar dos profissionais da saúde

E-book está disponível para download gratuito no site da Editora UFPB
publicado: 20/08/2020 22h39, última modificação: 20/08/2020 22h39
Cartilha tem a finalidade de discutir e evidenciar as condições de trabalho dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Crédito: Wellington Costa Oliveira

Cartilha tem a finalidade de discutir e evidenciar as condições de trabalho dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Crédito: Wellington Costa Oliveira

Projeto do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre saúde do trabalhador lançará a cartilha "Trabalhadores(as) da saúde em foco: reconhecimento e saúde no trabalho: Reflexões sobre o trabalho na saúde em tempos de pandemia" em 1º de setembro, às 19h, através do perfil do projeto no Instagram.

No entanto, o e-book já está disponível para download gratuito no site da Editora UFPB. “A gente pensou em algo que fosse acessível e que trouxesse uma dimensão das relações interpessoais e subjetivas e que gerasse visibilidade ao problema do sofrimento psíquico destes profissionais”, explica a professora Taís Augusta Cunha, uma das autoras da cartilha.

A docente reforça que o e-book tem como finalidade discutir e evidenciar as condições de trabalho dessa categoria que atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus em hospitais, ambulatórios e unidades de pronto-atendimento.

A professora da UFPB relata que é necessário aproveitar este tempo de pandemia para fazer uma reflexão sobre a relação dos trabalhadores com as empresas, principalmente no setor público, onde vivem condições insalubres de trabalho.

“Muitos estão sofrendo uma pressão intensa, ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), afastamento das famílias e insegurança quanto aos procedimentos para tratamento da Covid- 19, doença causada pelo novo coronavírus”, alerta Taís.

A cartilha aborda questões como atuar neste momento de pandemia; o que fazer durante este período; características do sofrimento psíquico e de assédio moral; impactos do novo coronavírus; assistência de políticas públicas e organização do trabalho.

“Fizermos de uma maneira bem didática para que chegue efetivamente aos trabalhadores da saúde. Também colocamos algumas coisas para que as empresas busquem pensar e refletir a respeito desse sofrimento que os trabalhadores podem estar enfrentando”.

O projeto conta com parceria do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), um órgão criado pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que atua na prevenção e promoção de saúde do trabalhador em todas as suas categorias.

Também colaboraram para a publicação Tatiana de Lucena Torres, Águida Dantas Fernandes de Sousa, Maria Beatriz Franco de Medeiros, Wesley Jordan Pereira da Silva, Kleber José da Silva, Jaciara dos Santos Silva.

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB