Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança Chamada Interna para apoio à produção científica na pós-graduação institucional

publicado: 22/05/2023 19h42, última modificação: 22/05/2023 19h42
Está prevista a destinação de R$ 200.000,00 para financiar publicações em periódicos qualificados de circulação internacional

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) e com o apoio da Reitoria,  publicou, nesta segunda-feira (22), a Chamada Interna Nº 01/2023/Propesq para apoio à produção científica na pós-graduação institucional. O valor previsto no edital é de R$ 200.000,00, financiado com recursos próprios da UFPB em rubrica de custeio. A medida faz parte das ações de apoio à pesquisa e à pós-graduação da instituição.

Os interessados podem apresentar propostas para apoio financeiro à publicação de artigos em periódicos qualificados de circulação internacional. As propostas deverão ser enviadas por meio do SIPAC, via processo eletrônico. O período para submissão de propostas vai do dia 31/05/2023 até a data limite de empenho ou até o limite financeiro disponibilizado.

Serão atendidos, exclusivamente, os pedidos de publicação de artigos em revistas classificadas com Qualis A1, conforme os critérios vigentes do sistema Qualis da CAPES (Quadriênio 2017-2020) para a área de avaliação do Programa de Pós-Graduação ao qual o docente proponente é vinculado. O sistema Qualis poderá ser acessado através do endereço web https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

"Nos últimos anos, temos implementado ações como essas para fazer a publicação de artigos científicos no Qualis A1. Temos utilizado recursos da Propesq destinados ao pagamento de publicações de artigos para essa faixa do Qualis da CAPES e temos conseguido êxito, utilizando todos os recursos disponíveis no edital para o pagamento de publicações de altíssimo fator de impacto, o que reflete na melhoria da nota dos programas de pós-graduação da UFPB", explica o professor Valdir Braga, Pró-reitor de Pesquisa da instituição.

As solicitações serão atendidas de acordo com a ordem de chegada do processo eletrônico, via SIPAC, na Coordenação Geral de Pesquisa (CGPQ/PROPESQ), juntamente com toda a documentação exigida anexada e as respectivas assinaturas eletrônicas, até atingir o montante de recursos alocados para a presente chamada ou até a data limite de empenho, a ser estabelecida pela UFPB. Caso a documentação esteja incompleta, o processo administrativo retornará à unidade de origem para correção. Nesse caso, será considerada para fins de ordem de chegada a data do envio à Coordenação Geral de Pesquisa (CGPQ) do processo corrigido, com toda a documentação exigida e assinada eletronicamente.

O edital elenca como critérios de elegibilidade ser servidor da UFPB, credenciado como docente do corpo permanente junto a um dos Programas de Pós-graduação da UFPB; não possuir pendências em programas de apoio da Pró-reitoria de Pesquisa; poderá solicitar apenas taxas de publicação de artigos A1, sendo permitida a solicitação de 1 artigo por proponente por ano; e ser o autor ou coautor do artigo submetido à publicação.

Quanto ao artigo, deverá ter a autoria de, pelo menos, um docente de Programa de Pós-graduação da UFPB e coautoria de um discente de Programa de Pós-graduação da UFPB ou de um discente da graduação vinculado ao PIBIC. Nesse sentido, não serão considerados discentes e docentes/pesquisadores com vínculo em programas de pós-doutorado, DINTER ou MINTER (Pagamento de taxas e Projetos de Cooperação entre Instituições - PCI), definido e regulamentado pela Portaria Nº 243, de 6 de novembro de 2019.

Além disso, o artigo deverá conter na folha de rosto (ou seção equivalente) a UFPB como uma das instituições de filiação dos autores do trabalho, devendo a denominação institucional incluir “Universidade Federal da Paraíba” ou “Federal University of Paraíba”, sem nenhuma abreviação. E para atender a legislação orçamentária vigente, a UFPB não está autorizada a pagar artigos já publicados.

Para mais informações, basta acessar o edital completo na página da Propesq.

Reportagem: Aline Lins
Edição: Aline Lins