Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança edital para contemplar novos talentos, autores populares e da terceira idade com publicação de livros

publicado: 26/07/2022 16h38, última modificação: 26/07/2022 17h34
Está prevista a seleção de 30 propostas inéditas para a publicação na forma de e-book

Foto: Angélica Gouveia

A Editora UFPB, da Universidade Federal da Paraíba, lançou, nesta terça-feira (26), edital de chamada para publicação de livros no formato e-book. O edital, direcionado à sociedade em geral, estabelece as normas para a seleção de propostas inéditas de livro e visa contemplar três segmentos: novos talentos, autores populares e autores na terceira idade (pessoas acima de 60 anos). O período para submissão das obras será de 03 de agosto a 03 de novembro de 2022.

O edital faz parte das ações afirmativas desenvolvidas pela UFPB, enquanto políticas públicas, direcionadas para a promoção do bem-estar e da cidadania de forma a garantir a igualdade de oportunidades e tratamento entre as pessoas, bem como a mobilização da educação e da cultura com a intenção de promover a produção, a difusão de conhecimento e a inclusão social.

As propostas podem ser obras literárias (livros de poesia, conto, romance, literatura de cordel, literatura infanto-juvenil), fotografias, ilustrações, xilogravuras e biografias.  Está prevista a seleção de 30 propostas para a publicação na forma de e-book, sendo no máximo 10 propostas para novos talentos, 10 para autores populares e 10 para autores da terceira idade.

Do total de propostas selecionadas, 30% de cada um dos estratos serão destinados a autores étnico-raciais, sendo 10% para homens negros e indígenas e 20% para mulheres negras e indígenas.

De acordo com o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, esta ação da Editora universitária espelha a grandeza e o compromisso sociocultural da Universidade Federal da Paraíba, que precisa contribuir com a educação, o conhecimento e o empoderamento da população paraibana, conferindo oportunidades a fim de que novos talentos possam emergir da população geral. A Universidade, acrescentou o Reitor, precisa estar cada vez mais presente na sociedade, cumprindo sua função pública, promovendo o desenvolvimento de pessoas e instituições do Estado. Quando a Universidade dialoga com a população, todos ganham e são abertos horizontes ampliados para a inclusão e o reconhecimento da diversidade de personagens, pensamentos e ações.

De acordo com o diretor da Editora, Prof. Natanael Antonio dos Santos, é atribuição da UFPB construir pontes entre a academia e a sociedade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região e do país. “A ideia é contemplar autores que nunca conseguiram publicar, seja por falta de oportunidade ou de recursos, e valorizar a cultura regional”, disse.

A escolha do público-alvo e a adoção de critérios étnico-raciais levou em consideração a necessidade de se combater o racismo e o machismo na sociedade, de forma a efetivar ações afirmativas que incluam homens e mulheres negras em cada uma das categorias previstas.

Conforme o edital, os autores podem submeter apenas uma proposta, que se encaixe em um dos três segmentos descritos no edital e em um dos gêneros literários especificados no documento.

A submissão das propostas deverá ser realizada por meio eletrônico no Sistema de gerenciamento de livros Open Monograph Press (OMP).

A direção da Editora UFPB deverá proceder à avaliação das propostas submetidas e somente as propostas que cumpriram os requisitos serão homologadas e encaminhadas para a Comissão Avaliadora formada por Técnicos da Editora e membros convidados da comunidade acadêmica da UFPB e consultores externos. Cada proposta precisa ser avaliada pela Comissão Avaliadora, que classificará e aprovará as 10 melhores de cada um dos três segmentos da sociedade.

A avaliação das propostas tomará como critério a inserção da proposta no gênero literário indicado pelo autor, clareza e objetividade do conteúdo exposto e a qualidade da apresentação da obra quanto à linguagem e estilo. As propostas selecionadas e aprovadas pela Comissão Avaliadora serão enviadas ao Conselho Editorial da Editora UFPB, que tomará a decisão final quanto à publicação da proposta.

Conforme o cronograma do processo seletivo, está prevista para 14 de abril de 2023 a publicação do resultado final da avaliação e classificação das obras submetidas e, em 05 de maio de 2023, haverá a publicação do resultado de análise dos recursos. As propostas aprovadas por meio deste Edital serão financiadas com recursos próprios da Editora UFPB, publicadas em formato digital (e-book) e disponibilizadas gratuitamente no site da Editora UFPB (http://www.editora.ufpb.br).

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia