Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB abre 3 vagas para intercâmbio na Suécia

UFPB abre 3 vagas para intercâmbio na Suécia

Estudantes de Música devem se inscrever de 16 a 25 de setembro
publicado: 11/09/2019 16h45, última modificação: 12/09/2019 08h57
Escola de Música da Örebro University acolherá alunos da UFPB. Crédito: Wikipédia/Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) avança em seu processo de internacionalização e abre, por meio da sua Agência de Cooperação Internacional (ACI), edital para intercâmbio na Escola de Música da Örebro University, na Suécia (foto). São três vagas destinadas aos estudantes de bacharelado em Música da instituição.

As inscrições poderão ser realizadas de 16 a 25 de setembro, por meio de processo eletrônico aberto no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) da UFPB. Todos os documentos necessários devem ser verificados no edital.

São pré-requisitos para seleção estar regularmente matriculado no Curso de Bacharelado em Música da UFPB, possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 e ter integralizado um mínimo de 25% e o máximo de 80% da carga horária total estabelecida para a conclusão do curso.

No momento da inscrição, os candidatos deverão enviar link de vídeo com performance de no mínimo 15 e máximo 20 min de duração, postado na plataforma Youtube, contendo obras de livre escolha interpretadas no instrumento referente à habilitação específica que cursa. O vídeo não pode ter sido gravado há mais de um ano.

A avaliação do material será realizada por uma comissão formada por dois docentes da área de Música, designada por portaria emitida pela Chefia do Departamento de Música da UFPB.

Também será realizada uma prova de proficiência em língua inglesa, de caráter eliminatório, aplicada pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) no dia 30 de setembro, às 9h, na sala Multimídia A no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa.

O candidato será considerado selecionado após a confirmação da emissão da carta de aceitação pela universidade acolhedora.

Financiamento internacional

Este processo de convênio com a Örebro University vem sendo constituído desde o final do ano passado, de acordo com o professor Felipe Avellar de Aquino, do Departamento de Música da UFPB.

"O convênio artístico-acadêmico  tem  financiamento internacional, que provém do Programa Linnaeus-Palme da Agência Nacional de Educação da Suécia e vai permitir o intercâmbio de estudantes e docentes das duas universidades", completou Felipe Avellar.A coordenação geral do projeto está sob a responsabilidade da professora  Lena Jonhson,  da Örebro University.

Ele informou que ainda este ano a UFPB receberá o professor sueco Jan Sparby da área de Composição, arranjo e produção musical. Coautor do livro Songwriting: Get Your Black Belt in Music & Lyrics, que está sendo traduzido para o português, Sparby começa suas atividades em novembro na UFPB.

Outras informações sobre o edital podem ser obtidas por meio do site da ACI, pelo e-mail mobilidade@aci.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3216.7156.

Ascom/UFPB