Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança ferramenta para estudantes planejarem matrícula

UFPB lança ferramenta para estudantes planejarem matrícula

Sistema apresenta fluxograma dos cursos e pré-requisitos das disciplinas
publicado: 21/05/2019 18h22, última modificação: 21/05/2019 18h33
Nesta primeira versão, o sistema disponibiliza dados de onze cursos. Crédito: Divulgação

O Laboratório de Ciência de Dados (Labdados) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou a ferramenta Cursos UFPB para auxiliar estudantes a realizarem e planejarem matrícula nas disciplinas oferecidas pelos cursos de graduação da instituição.

De modo interativo, o sistema apresenta visualização do fluxograma dos cursos, dos pré-requisitos, as taxas de aprovação das disciplinas e oferece a possibilidade de montar o histórico atual e organizar a matrícula do semestre subsequente.

Nesta primeira versão, o sistema disponibiliza dados de onze cursos: Antropologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Ecologia, Hotelaria, Letras, Licenciatura em Pedagogia, Matemática (Licenciatura), Secretariado executivo Bilíngue e Sistemas de Informação do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE). O plano é abranger as 125 graduações da UFPB já no próximo semestre.

O Labdados solicita a colaboração de professores e de alunos para testarem a versão inicial da ferramenta, a fim de identificar possíveis erros na plataforma. O feedback pode ser realizado pelo e-mail labdados@dcx.ufpb.br.

O projeto, elaborado pelos pesquisadores da UFPB Fábio Morais e Marcus Carvalho, é inspirado em sistema desenvolvido pelo Lab Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cedido pelo pesquisador Nazareno Andrade e equipe para implantação na UFPB.

O Labdados faz parte do Departamento de Ciência Exatas (DCX) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da UFPB, no campus IV, em Rio Tinto e Mamanguape.

Ascom/UFPB