Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança livro comemorativo dos 100 anos de Celso Furtado

UFPB lança livro comemorativo dos 100 anos de Celso Furtado

publicado: 13/07/2021 18h23, última modificação: 14/07/2021 09h45
Lançamento ocorrerá nesta quinta (15), em evento online com a participação do ex-senador Cristovam Buarque

Em homenagem aos 100 anos do economista paraibano Celso Furtado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, nesta quinta-feira (15), às 10h, uma solenidade virtual de lançamento do livro “Celso Furtado 100 anos: coletânea de ensaios em sua homenagem”.

Promovido pelo Núcleo Celso Furtado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da universidade e pelo Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), o evento terá como palestrantes o ex-senador da República e escritor Cristovam Buarque e a jornalista e escritora Rosa D'Aguiar, além da participação dos organizadores do livro, autores e convidados.

Os interessados deverão se inscrever gratuitamente até esta quarta-feira (14), por meio do SigEventos. Na mesma página, estão disponíveis a programação e demais informações sobre a solenidade, que será transmitida pelo canal do Corecon-PB no YouTube.

Publicada pela Editora UFPB, a obra tem como organizadores os economistas Celso Mangueira e Márcia Paixão – ambos do Núcleo Celso Furtado da UFPB – e reúne textos de 17 autores, de instituições como as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e do Piauí (UFPI) e a Universidade de Brasília (UnB).

“O propósito da coletânea é homenageá-lo, destacando essa singularidade da contribuição de Celso Furtado. Sendo também uma obra comemorativa, ela promove o reencontro de intelectuais brasileiros que conviveram com o mestre, entre eles o professor Cristovam Buarque”, explicou a professora Márcia Paixão, autora da introdução e de um dos artigos do livro.

A obra em homenagem ao intelectual paraibano que faleceu em 2004 é dividida em três partes: a primeira apresenta as ideias de Furtado e suas contribuições por meio de relatos dos autores que conviveram com ele, enquanto a segunda parte traz artigos de autores que se apoiam nesse legado para analisar diversos temas. Já a última parte é escrita por Cristovam Buarque, que reflete sobre a relevância dos ensinamentos do economista para o desenvolvimento do Brasil atual.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Ascom/UFPB