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UFPB lança livro desenvolvido em parceria por pesquisadores de 7 países de língua portuguesa

publicado: 27/09/2021 18h35, última modificação: 28/09/2021 12h41
O lançamento será online, nesta terça-feira, dia 28/09, às 10h30

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o lançamento, nesta terça-feira, dia 28 de setembro, do livro "A negociação como processo infocomunicacional e intercultural: o que os negociadores precisam saber em países de língua portuguesa", publicado pela Editora CCTA, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). O download do livro é gratuito por meio do site da editora.

A cerimônia de lançamento será realizada por meio do Google Meet, às 10h30 no horário de Brasília. O livro é uma publicação internacional, intercultural e interinstitucional, feito em parceria por pesquisadores de 7 países de língua portuguesa, liderados por pesquisadores da UFPB e da Universidade do Porto (U.Porto). Esse horário de 10h30 (horário de Brasília) equivale a 12h30 em Cabo Verde, 13h30 em Guiné Bissau, 14h30 em Portugal e Angola, 15h30 em Moçambique, 21h30 em Macau-China e 22h30 em Timor Leste).

A publicação é organizada por Roberto Vilmar Satur (UFPB) e Armando Malheiro da Silva (U. Porto), é apresentada pelo Embaixador João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões IP (Instituto da Cooperação e da Língua), que estará presente no evento, além de ser prefaciada por Vasco Ribeiro (U. Porto).

De acordo com Roberto Vilmar, a “obra tem uma importância sui generis” porque é uma espécie de “guia” desenvolvido por nativos, com dicas interculturais, econômicas e sociais. Ele explicou que já existem negociações diplomáticas entre governos buscando aproximar os países de língua portuguesa. “Todavia, isso tem ficado muito no campo diplomático, de forma que estamos, a partir deste livro, tentando trazer isso para outros campos, principalmente o mercado, inclusive o mundo acadêmico, as negociações internacionais de mercado, exportação, comércio exterior, turismo de viagens”, salientou.

Roberto Vilmar esclareceu, ainda, que a ideia do livro é uma tentativa de maior aproximação, não apenas dos Estados – países – enquanto governos, mas das pessoas, do mercado, da sociedade, das universidades, para mais parcerias, mais fomentos, visando ter nesses países irmãos de língua portuguesa também um possível mercado de atuação. 

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Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia