Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança livro desenvolvido em parceria por pesquisadores de 7 países de língua portuguesa

publicado: 27/09/2021 18h35, última modificação: 28/09/2021 12h41
O lançamento será online, nesta terça-feira, dia 28/09, às 10h30

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o lançamento, nesta terça-feira, dia 28 de setembro, do livro "A negociação como processo infocomunicacional e intercultural: o que os negociadores precisam saber em países de língua portuguesa", publicado pela Editora CCTA, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). O download do livro é gratuito por meio do site da editora.

A cerimônia de lançamento será realizada por meio do Google Meet, às 10h30 no horário de Brasília. O livro é uma publicação internacional, intercultural e interinstitucional, feito em parceria por pesquisadores de 7 países de língua portuguesa, liderados por pesquisadores da UFPB e da Universidade do Porto (U.Porto). Esse horário de 10h30 (horário de Brasília) equivale a 12h30 em Cabo Verde, 13h30 em Guiné Bissau, 14h30 em Portugal e Angola, 15h30 em Moçambique, 21h30 em Macau-China e 22h30 em Timor Leste).

A publicação é organizada por Roberto Vilmar Satur (UFPB) e Armando Malheiro da Silva (U. Porto), é apresentada pelo Embaixador João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões IP (Instituto da Cooperação e da Língua), que estará presente no evento, além de ser prefaciada por Vasco Ribeiro (U. Porto).

De acordo com Roberto Vilmar, a “obra tem uma importância sui generis” porque é uma espécie de “guia” desenvolvido por nativos, com dicas interculturais, econômicas e sociais. Ele explicou que já existem negociações diplomáticas entre governos buscando aproximar os países de língua portuguesa. “Todavia, isso tem ficado muito no campo diplomático, de forma que estamos, a partir deste livro, tentando trazer isso para outros campos, principalmente o mercado, inclusive o mundo acadêmico, as negociações internacionais de mercado, exportação, comércio exterior, turismo de viagens”, salientou.

Roberto Vilmar esclareceu, ainda, que a ideia do livro é uma tentativa de maior aproximação, não apenas dos Estados – países – enquanto governos, mas das pessoas, do mercado, da sociedade, das universidades, para mais parcerias, mais fomentos, visando ter nesses países irmãos de língua portuguesa também um possível mercado de atuação.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia