Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança podcast para descomplicar elaboração de TCC

UFPB lança podcast para descomplicar elaboração de TCC

Primeiro episódio irá ao ar neste sábado (7)
publicado: 06/11/2020 20h17, última modificação: 06/11/2020 20h17
No primeiro episódio do mais novo podcast da UFPB, será abordada a importância da normalização de trabalhos acadêmicos. Crédito: Descomplica TCC/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançará, neste sábado (7), ao meio dia, o DescompliCast, podcast do projeto de extensão “Descomplica TCC”.

O primeiro episódio terá a participação da coordenadora do projeto e professora do Departamento de Ciência da Informação, Alzira Karla Araújo, e abordará a importância da normalização de trabalhos acadêmicos.

Os episódios terão duração média de 20 a 30 minutos e serão publicados a cada 15 dias, sempre aos sábados, com participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento para falar sobre temas relativos não somente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas ao ambiente acadêmico como um todo, incluindo dicas de estudo para estudantes de graduação e de pós-graduação.

Todo o conteúdo estará disponível no site do projeto e também poderá ser acessado pelo perfil da iniciativa no Instagram.

A coordenadora do projeto, Alzira Karla Araújo, explica que a ideia de criação da mídia surgiu em virtude da demanda por conteúdo em plataformas digitais durante a pandemia.

“Pensamos no podcast por ser uma ferramenta de fácil acesso, pois é possível baixar os episódios e ouvi-los de qualquer lugar. Além disso, como se trata de áudio, torna-se acessível a pessoas com deficiência visual”.

Criado em 2017, o Descomplica TCC realiza oficinas presenciais para estudantes universitários sobre temas relacionados à preparação para a conclusão de curso e já atendeu aproximadamente 2,7 mil alunos nos quatro campi da UFPB.

Segundo Alzira Karla, como as oficinas passaram a ser realizadas de forma remota, por causa da pandemia, este número praticamente dobrou quando são contabilizadas as visualizações nas lives realizadas no Instagram e disponíveis no Youtube.

Ainda segundo a coordenadora, a proposta é tornar o DescompliCast uma ação permanente do projeto de extensão, assim como as transmissões ao vivo, que impulsionaram a iniciativa, já que torna o conteúdo acessível a mais estudantes.

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB