Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança portal com mais de 4 mil ações de desenvolvimento sustentável

UFPB lança portal com mais de 4 mil ações de desenvolvimento sustentável

Iniciativas atendem às 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
publicado: 04/08/2020 16h29, última modificação: 04/08/2020 16h29
Site será apresentado em live nesta quarta-feira (5), às 19h, por meio do canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) no Youtube. Crédito: Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, lançará portal com mais de 4 mil ações de desenvolvimento sustentável, 2.799 realizadas por meio de projetos de extensão e 1.483 de iniciação científica.

As iniciativas atendem às 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O site será apresentado nesta quarta-feira (5), às 19h, por meio do canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB no Youtube.

“Trata-se de uma importante inovação acadêmica e institucional, que tem o objetivo de estimular a produção e disseminação de conhecimento científico e tecnológico voltado ao desenvolvimento sustentável e que atenda a demandas da sociedade paraibana e brasileira”, afirma Henrique Menezes, coordenador do núcleo.

De acordo com o gestor, a UFPB contribui diretamente com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, através da formação de recursos humanos qualificados e socialmente orientados e do desenvolvimento de projetos de extensão, tecnologias sociais e da produção de conhecimento científico orientado às demandas sociais mais urgentes.

Para Henrique Menezes, a interconexão entre os 17 objetivos e metas que compõem os ODS, de forma integrada ao desenvolvimento de novos conhecimentos e técnicas para superar os problemas reais vivenciados pela humanidade, são os maiores desafios para avançar com o desenvolvimento sustentável.

“As universidades são um espaço privilegiado e importante para a produção das respostas necessárias para avançar no sentido do desenvolvimento”, finaliza o coordenador do núcleo da UFPB.

As 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; inovação infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB