Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança programa para acolher intercambistas durante quarentena
conteúdo

Notícias

UFPB lança programa para acolher intercambistas durante quarentena

Plantão psicológico, distribuição de álcool em gel e dinheiro, alojamento e bolsas estão entre as medidas
publicado: 17/04/2020 12h42, última modificação: 17/04/2020 19h01
Mais de 50 estudantes e pesquisadores da UFPB no exterior e estrangeiros na Paraíba já foram identificados. Foto: Divulgação

Mais de 50 estudantes e pesquisadores da UFPB no exterior e estrangeiros na Paraíba já foram identificados. Foto: Divulgação

A Agência de Cooperação Internacional (ACI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, nesta semana, o programa “UFPB com Você” para apoiar pesquisadores e estudantes que estão realizando intercâmbio em meio à pandemia da Covid-19. O objetivo do projeto é dar auxílio aos intercambistas da instituição que se encontram no exterior e alunos estrangeiros que estão na UFPB.  

As ações de apoio aos intercambistas realizadas, até agora, foram encaminhamento para o Plantão Psicológico Online, oferecido pelo Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológico (Naepsi); disponibilização de 40 kits de álcool em gel, produzidos pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, para estudantes estrangeiros que permanecem no país; e encaminhamento de processos para pagamento de pecúnia, em virtude da interrupção dos serviços do Restaurante Universitário (RU).  

Também realizou pedido ao Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) para disponibilizar alojamento aos estudantes da UFPB que se encontram em mobilidade acadêmica na instituição, bem como solicitou concessão de bolsas aos estudantes que devem iniciar o semestre em 2020.1, no final deste mês.    

De acordo com a diretora de divulgação da agência, professora Amanda Galvíncio, a iniciativa busca diminuir as dificuldades acadêmicas e pessoais dos estudantes intercambistas. “Fez-se necessária uma resposta urgente para dirimir o abismo das relações interpessoais, fortalecendo os laços de responsabilidade, solidariedade e humanização com os nossos estudantes em mobilidade acadêmica internacional”, destaca.  

O programa mapeará, semanalmente, a situação dos estudantes que permanecem em mobilidade, estabeleceu um canal de diálogo direto com os discentes pelo software de comunicação instantânea Skype e criou um mapa interativo de identificação dos pesquisadores da UFPB no exterior.   

A professora Amanda conta que a universidade está oferecendo aos intercambistas apoio institucional. ”Eles se encontram longe de suas casas, de suas famílias e de seus países de origem. Procuramos nos colocar à disposição para entender como têm sido as experiências com o isolamento social e quais as principais dificuldades, se estão em situação de vulnerabilidade emocional e/ou social. Então, realizamos os encaminhamentos institucionais disponíveis”, afirma.   

Além disso, a UFPB tem disponibilizado, aos estudantes que retornaram ao Brasil e aos estrangeiros que permanecem no país, informações sobre as medidas de segurança sanitária adotas pelas autoridades brasileiras e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).    

Segundo a professora Amanda, a agência da UFPB já mapeou e obteve contato com 36 estudantes que permanecem no exterior, 16 estrangeiros que estão no campus de João Pessoa e 10 brasileiros que retornaram ao Brasil. “Faltam 16 estudantes intercambistas que ainda não responderam”, lamenta.   

Os estudantes que ainda não tiveram contato com a agência da UFPB devem realizá-lo pelo e-mail mobilidade@aci.ufpb.br ou seguindo as devidas instruções abaixo:   

Programa "UFPB com Você" – Incoming/Pec-G

  • Destina-se aos estudantes estrangeiros que se encontram na UFPB; 

  • A comunicação deve ser realizada via Skype pelo endereço divulgacaoaci@hotmail.com; 

  • O intercambista pode enviar mensagem de texto, de voz, de vídeo ou marcar um horário para chamada de voz ou imagem (videoconferência); 

  • Para ser atendido em tempo real, os estudantes precisaram acessar a plataforma no período das 10 às 11h (horário de Brasília).  

Programa "UFPB com Você" – Outgoing

  • Destina-se aos estudantes da UFPB que estão no exterior; 

  • A comunicação deve ser realizada via Skype pelo endereço divulgacaoaci@gmail.com; 

  • O intercambista pode enviar mensagem de texto, de voz, de vídeo ou marcar um horário para chamada de voz ou imagem (videoconferência); 

  • Para ser atendido em tempo real, os estudantes precisaram acessar a plataforma das 11 às 12h (horário de Brasília).  

Ascom/UFPB