Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança selo e edital para seleção de artigos sobre obra de Celso Furtado

UFPB lança selo e edital para seleção de artigos sobre obra de Celso Furtado

Textos devem ser submetidos até 10 de setembro e integrarão três coletâneas
publicado: 31/07/2020 23h18, última modificação: 31/07/2020 23h18
Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas do país. O centenário do intelectual ocorreu no dia 26 de julho. Crédito: UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou selo comemorativo em homenagem ao centenário do economista paraibano Celso Furtado e edital especial do Programa de Apoio à Produção Científica (Pró-Publicação) para publicação de três coletâneas temáticas acerca da obra do intelectual.

Para compor as três coletâneas cada autor deverá submeter texto/capítulo inédito que além de atender os critérios das diretrizes do edital, contemple uma das seguintes vertentes ou eixos: “Celso Furtado e o interesse nacional pelo desenvolvimento”, “Celso Furtado, história e relações internacionais” e “Celso Furtado entre desenvolvimento, cultura e literatura”.

Os textos devem ser submetidos até 30 de setembro, por meio do sistema de gerenciamento de livros Open Monograph Press (OMP), adotado pela Editora UFPB e disponível em sua página eletrônica. Serão investidos R$ 10.400 nas publicações. A divulgação dos resultados pela comissão de avaliação ocorrerá a partir de 30 de setembro.

A UFPB também organizou Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Pensamento de Celso Furtado, a fim de divulgar a obra do intelectual para a atual geração, por meio de pesquisas e de atividades de extensão. Participam pesquisadores de áreas como Direito, História, Geografia e Sociologia.

Segundo a professora Márcia Paixão, uma das integrantes do núcleo, uma série de eventos comemorativos tem sido desenvolvida neste ano, em parceria com o Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), a maior parte delas virtualmente, devido à pandemia do novo coronavírus.

Já foram promovidos, por exemplo, curso livre durante o primeiro período suplementar da UFPB nesta quarentena, solenidade  do conselho, participação em reportagens do G1 e da TV Correio e solenidade da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, nesta sexta-feira (31).

Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas do país, autor do livro Formação Econômica do Brasil, que teve alcance mundial e foi traduzido para oito idiomas. O centenário do intelectual ocorreu no dia 26 de julho. Confira, abaixo, as próximas atividades comemorativas sujeitas a confirmação.

Agosto

Palestra de economista convidado, ex-professor da UFPB, sobre desenvolvimento econômico

Setembro

Palestra de professor convidado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da área de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Econômico