Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB obtém aprovação de 195 bolsas de pós-graduação em dois editais da Fapesq

UFPB obtém aprovação de 195 bolsas de pós-graduação em dois editais da Fapesq

publicado: 08/09/2022 18h04, última modificação: 08/09/2022 19h03
Resultados representam 61% das bolsas ofertadas nos dois editais

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve aprovação de 195 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, em dois editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq. O quantitativo representa 61% de todo contingente de bolsas ofertadas nos dois editais pela fundação que atua em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT).

Nos mesmos editais, também foram contemplados a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 80 bolsas; a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 44 bolsas; e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com 2 bolsas.

“A UFPB conseguiu ser contemplada com mais de 60% do montante e isso é muito significativo. Na Instituição, foram contemplados 50 programas [de pós-graduação] de um total de 78, e só não foram contemplados mais programas porque eles não demandaram”, analisou o Pró-reitor de Pós-graduação (PRPG), Prof. Valdir Braga.

Segundo ele, a PRPG, ainda tendo à frente o Prof. Fernando Perazzo, divulgou as chamadas, aglutinou as solicitações, que foram encaminhadas para a Fapesq, que solicitou os programas com prioridade para ser contemplados, mas ao final a Fapesq contemplou todos os 50 programas da UFPB que demandaram bolsas.

“Para eleger as prioridades, utilizamos alguns critérios técnicos como, principalmente os conceitos dos programas – nível 6, 5 e 4 –, e programas que tinham deficiência de bolsas também foram elencados como prioridade”, explicou o prof. Valdir Braga.

Conforme o Pró-reitor Valdir Braga, a pós-graduação é um dos fatores que repercutem positivamente na imagem da Instituição. “Então, um contingente extra de bolsas para reforçar os nossos programas de pós-graduação consegue colocar a nossa Instituição em um outro patamar. São 195 bolsas, então a gente vai conseguir fazer com que os programas possam investir na formação dos seus alunos e que os alunos tenham condições de frequentar a pós-graduação”, pontuou.

Mestrado e doutorado

Para o edital destinado à concessão de quotas de bolsas de mestrado e doutorado a programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos vinculados a Instituições de ensino superior – IES ou a Instituições de Pesquisa - IP, com personalidade jurídica de direito público, sediadas no estado da Paraíba, estão sendo investidos por meio da Fapesq recursos na ordem de R$ 15.696.000,00, sendo R$ 5,4 milhões para bolsas de mestrado e R$ 10 milhões para concessão de bolsas de doutorado, oriundos do orçamento do Tesouro Estadual.

O objetivo é contribuir para o fortalecimento dos programas; impulsionar o intercâmbio acadêmico de orientadores e orientandos; promover a realização de estudos avançados das pesquisas; e contribuir para a renovação dos quadros docentes e discentes.

O valor mensal da bolsa de mestrado é de R$ 1.500,00, com duração máxima de 24 meses, e a de doutorado, R$ 2.200,00 mensais, com duração máxima de 36 meses.

Pós-doutorado

Já o edital para concessão de bolsas de pós-doutorado a programas de pós-graduação e a laboratórios vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES ou a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICTI, com personalidade jurídica de direito público ou privado, sediadas na Paraíba, tem como foco a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação, visando aumentar quantitativa e qualitativamente o acesso de pesquisadores doutores à infraestrutura de pesquisa existente nessas instituições e, assim, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Os recursos financeiros alocados para financiamento do edital são da ordem de R$ 2.214.000,00 oriundos do Tesouro Estadual, distribuídas entre as bolsas destinadas aos programas de pós-graduação e as bolsas destinadas aos laboratórios vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES ou a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICTI. O valor unitário da bolsa de pós-doutorado está estipulado em R$ 4.100,00 por mês. As bolsas de pós-doutorado terão duração de 12 meses, podendo ser renovadas por mais 12 meses mediante pedido e posterior análise da Fapesq.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Oriel Farias