Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB obtém liberação de R$ 7,5 milhões do CT-Infra para pesquisas

UFPB obtém liberação de R$ 7,5 milhões do CT-Infra para pesquisas

publicado: 13/04/2022 17h20, última modificação: 13/04/2022 17h20
Recursos ficaram travados por mais de dez anos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), obteve a liberação de recursos na ordem de R$ 7,5 milhões do Fundo de Infra-Estrutura - CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os repasses desses recursos para financiamento de pesquisas ficaram travados por mais de dez anos em razão de pendências na prestação de contas. Agora, por meio de ação coordenada pela Propesq/UFPB, foram regularizados.

“Estávamos com algumas pendências junto à Finep em relação à prestação de contas de alguns editais do CT-Infra, dentre eles, o de 2010 e o de 2014. Então a equipe da Propesq foi até a extinta Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Funape), havia documentos que ainda eram impressos, vasculhamos as pastas, resgatamos esses documentos, notas fiscais, recibos, conseguimos, finalmente, prestar contas desses projetos e a Finep, finalmente, aprovou a prestação de contas que estava pendente desde 2010 e 2014”, explicou o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga.

O Prof. Valdir Braga afirmou que a ação faz parte de uma política adotada pela UFPB por meio da Propesq, para destravar recursos destinados à UFPB.

“Inicialmente, nós conseguimos destravar um montante de R$ 3.700.813,08, referente à segunda parcela do Fundo de Infra-Estrutura - CT-Infra de 2010. Na semana passada, nós conseguimos destravar um outro montante de recursos, que foi referente ao CT-Infra de 2014, no valor de R$ 3.749.000,00”, explicou o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Valdir Braga.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou a Propesq pelo excelente trabalho que resultou na liberação dos recursos para os pesquisadores.

A destinação dos recursos foi definida pelos pesquisadores nos projetos. “Então, há um anseio muito grande dos grupos de pesquisa que, em 2010, inscreveram os projetos, tiveram os projetos aprovados e, agora, finalmente, vão poder adquirir os equipamentos, finalizar as construções, as adequações nos laboratórios”, esclareceu o Prof. Valdir.

O valor referente ao CT-Infra de 2010, por exemplo, será aplicado na compra de equipamentos de grande porte, como um microscópio eletrônico de varredura, um espectrofotômetro de massas, dois nobreaks de grande porte, dois cromatógrafos líquidos de alta eficiência e um sistema de laser pulsado, e também na construção de um novo laboratório no Centro de Ciências Agrárias (CCA), atendendo com isso, além do CCA, vários outros centros de ensino – Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Tecnologia (CT) e Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA)

A Finep é uma empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Já o CT-Infra foi criado pela Finep para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia