Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB obtém patente de aparelho utilizado no setor bioenergético

UFPB obtém patente de aparelho utilizado no setor bioenergético

publicado: 04/10/2021 18h22, última modificação: 04/10/2021 18h25
Tecnologia foi desenvolvida em parceria com pesquisadores do IFPB

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve, no mês de setembro, a patente de um aparelho desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT). O Analisador de Mistura pela Polarização Dipolar Universal (AMPDU) foi criado por oito inventores da UFPB e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O invento é um analisador de misturas usado, por exemplo, na produção de álcool e biodiesel. A transferência da tecnologia pode ser realizada para indústrias alcooleiras e de bebidas alcoólicas em geral.

O aparelho foi desenvolvido por meio Grupo de Instrumentação e Controle em Estudo de Energia e Meio Ambiente (GPICEEMA), composto por pesquisadores das duas instituições de ensino. Um dos inventores, o professor Abel Cavalcante Filho, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB, explicou que o aparelho vinha sendo desenvolvido pelo professor Francisco Antônio Belo – autor principal da patente –, do Departamento de Engenharia Elétrica. Antônio Belo teve a colaboração dos alunos de doutorado à época (e hoje egressos) do Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), os também inventores do aparelho Tássio Alessandro Borges, Jobson Francisco da Silva e Pedro Granville Gonçalves.

De acordo com o inventor Abel Cavalcante, apesar de haver outros analisadores de misturas no mercado, o aparelho patenteado pela UFPB é mais eficiente por ser o primeiro a ser inserido durante o processo produtivo, permitindo identificar o percentual de álcool hidratado, o que resulta em uma medida precisa da concentração dos líquidos (etanol-água), em tempo real e de forma automática.

“O procedimento atual utilizado pelas indústrias consiste em separar amostras e efetuar análises em laboratório. O aparelho inserido no processo produtivo tem a vantagem de permitir que medidas imediatas sejam tomadas, caso a produção fuja às normas impostas pela legislação de produção no Brasil”, acrescentou.

O analisador de misturas, ainda segundo o professor Abel, está sendo testado na usina de cana-de-açúcar Japungu, no município de Santa Rita (PB). É a primeira aplicação do analisador em um parque fabril.

O outro inventor do aparelho na UFPB é o técnico em Eletrônica Diógenes Montenegro Gomes. Já os pesquisadores do IFPB são Jobson Francisco da Silva, Marcéu Oliveira Adissi e Ruan Delgado Gomes.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins