Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 10 vagas para mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

UFPB oferece 10 vagas para mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

As inscrições são de 16 a 26 de janeiro
publicado: 18/12/2019 19h16, última modificação: 18/12/2019 19h17
Atividades do curso são realizadas no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), em João Pessoa. Crédito: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou edital com 10 vagas para curso de mestrado.

As inscrições serão realizadas via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa),  no período de 16 a 26 de janeiro. O candidato deve preencher o cadastro on-line, realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 85,93 e anexar toda a documentação exigida em arquivo único, obrigatoriamente no formato PDF.

Do total de vagas, 20% serão reservadas para candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a três vagas neste edital.

A vagas serão distribuídas entre a ampla concorrência (duas vagas para a linha de pesquisa “Relações Sociedade-Natureza e Sustentabilidade”; quatro vagas para “Planejamento, Gestão e Políticas Socioambientais”; e, uma vaga em “Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável”) e as ações afirmativas (três vagas, uma para cada linha de pesquisa).

São isentos do pagamento da inscrição candidatos que comprovarem ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral da rede privada; que possuírem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal; ou que apresentem diagnóstico de carência econômico-social emitido pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) da UFPB.

As etapas do processo seletivo serão: prova de língua estrangeira e teórica de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório; projeto de pesquisa e defesa de projeto, também eliminatória; e análise curricular, classificatória.  O resultado final está previsto para 20 de fevereiro, na página do programa. Mais informações no edital.

Ascom/UFPB