Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 180 bolsas no edital do Prolicen 2023
conteúdo

Notícias

UFPB oferece 180 bolsas no edital do Prolicen 2023

publicado: 15/02/2023 11h56, última modificação: 15/02/2023 11h56
Inscrição de projetos de cursos de licenciatura ocorrerá de 23 de fevereiro a 6 de março

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital 2023 de seleção de projetos para o Programa de Apoio às Licenciaturas da UFPB (Prolicen). Neste ano, serão ofertadas 180 bolsas para estudantes que participarem dos projetos escolhidos. 

As inscrições serão realizadas no período de 23 de fevereiro a 6 de março, exclusivamente via SigEventos. Os projetos somente podem ser submetidos pelo docente coordenador, que deve ser do quadro efetivo da UFPB, possuir título de mestre ou doutor e não estar em licença ou afastamento. As orientações sobre a submissão das propostas estão disponíveis no edital publicado pela PRG. 

Voltado exclusivamente para os cursos de licenciatura, o Prolicen busca selecionar projetos destinados à melhoria da qualidade da licenciatura da Universidade. As propostas serão analisadas com base em quatro aspectos: relevância, qualidade, exequibilidade (viabilidade de execução dentro do prazo definido pelo edital) e abrangência (se envolve professores de departamentos e centros diferentes). 

A seleção dos projetos corresponde à Etapa I do edital, cujo resultado final (após o prazo para recursos) deve ser publicado em 31 de março. Após a escolha das propostas que serão executadas no Prolicen 2023, ocorrerá a Etapa 2, que corresponde à seleção dos bolsistas e voluntários, a ser promovida pelos coordenadores dos projetos. A inscrição e a seleção dos alunos serão realizadas de 3 a 11 de abril. 

Os estudantes terão direito a uma bolsa do valor de R$ 400, paga durante oito meses. Para concorrer, o aluno deve ter matrícula ativa em um curso de licenciatura (presencial ou a distância); apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0; não receber outra bolsa da UFPB (exceto as relativas à assistência estudantil) e ter disponibilidade de 20 horas semanais para o projeto. 

As atividades do Programa, que são gerenciadas pela Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA/PRG), terão início em 13 de abril e se estendem até 13 de dezembro deste ano. Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelo e-mail prolicen@prg.ufpb.br, com o assunto “Prolicen 2023 – Informações”.

***
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia