Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 30 vagas para capacitação em psicologia infantil

UFPB oferece 30 vagas para capacitação em psicologia infantil

As inscrições gratuitas podem ser realizadas até 31 de março
publicado: 28/02/2020 17h18, última modificação: 02/03/2020 12h37
Aulas serão no Centro de Educação, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 30 vagas para o curso de capacitação “Psicologia Histórico-Cultural: estudos sobre o desenvolvimento humano”. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas até o dia 31 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A iniciativa é direcionada a estudantes de licenciatura e de pós-graduação da UFPB interessados no estudo do desenvolvimento psicológico humano.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Cárita Portilho de Lima, a iniciativa contribuirá para a formação de profissionais que buscam, de modo consciente e intencional, promover a aprendizagem e o desenvolvimento humano.

“Elegemos como conteúdo de estudo a Psicologia Infantil, uma das obras de Vigostki. Ele é um autor conhecido no Brasil, principalmente na formação das graduações em Psicologia e Pedagogia. A opção por incluir as proposições teóricas dele vai ao encontro de importantes repercussões no campo educacional brasileiro”, afirma.

Para a docente, o curso tem como intuito também a construção de um espaço dentro da UFPB para aprofundar discussões nos cursos de licenciatura sobre o desenvolvimento infantil.

“Queremos fazer um processo coletivo de estudo que busque não só estimular cientificamente a formação de professores, mas para que entendam essencialmente como a educação está relacionada à psicologia. Buscamos expandir o olhar educacional”, reforça.

O curso terá 30 horas-aula e está programado para começar no mês de março, finalizando em julho. As aulas serão nas quartas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Educação (CE), campus I, em João Pessoa.

Confira o conteúdo programático da capacitação:

04/03: O método em Marx (Ministrante: Paulo Geglio. Carga Horária: 3h)

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

18/03: O método em Marx (Ministrante: Eduardo Rebuá. Carga Horária: 3h)

29/04: A crise do primeiro ano (Ministrante: Blenda Medeiros. Carga Horária: 3h)

VYGOTSKI, Lev Semionovich. Crisis del primer año de vida. In.: VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras escogidas. Tomo IV. Psicología infantil. A. Machado Libros: Madrid, 2006.

13/05: A primeira infância (Ministrante: Blenda Medeiros. Carga Horária: 3h)

VYGOTSKI, Lev Semionovich. La infância temprana. In.: VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras escogidas. Tomo IV. Psicología infantil. A. Machado Libros: Madrid, 2006.

27/05: A primeira infância (Ministrante: Blenda Medeiros. Carga Horária: 3h)

10/06: A crise dos três anos (Ministrante: Cárita Portilho de Lima. Carga Horária: 3h)

VYGOTSKI, Lev Semionovich. La crisis de los tres años. In.: VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras escogidas. Tomo IV. Psicología infantil. A. Machado Libros: Madrid, 2006.

01/07: A crise dos sete anos (Ministrante: Cárita Portilho de Lima. Carga Horária: 3h)

VYGOTSKI, Lev Semionovich. La crisis de los siete años. In.: VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras escogidas. Tomo IV. Psicología infantil. A. Machado Libros: Madrid, 2006.

22/07: A crise dos sete anos (Ministrante: Cárita Portilho de Lima. Carga Horária: 3h)

Ascom/UFPB