Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 4 bolsas para graduação sanduíche em Engenharia Elétrica e Energias Renováveis na França

As inscrições devem ser realizadas de 6 a 17 de abril
publicado: 04/03/2020 19h26, última modificação: 04/03/2020 19h26
Aulas começarão em setembro, na Télécom Bretagne ou na Télécom Paristech. Foto: Reprodução/Google

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 4 bolsas para estudantes de Engenharia Elétrica e Energias Renováveis interessados em cursar graduação sanduíche na França. As bolsas serão no período de um ano e têm o valor de 870 euros por mês. Aulas podem ser na Télécom Bretagne (IMT Atlantique) ou Télécom Paristech e começam em setembro deste ano.

As inscrições devem ser realizadas de 6 a 17 de abril, pelo e-mail waslon@cear.ufpb.br. Os interessados têm de enviar documentos como o histórico escolar atualizado, link do currículo Lattes, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o comprovante de proficiência em língua francesa .

Para se candidatar, o estudante deve estar regularmente matriculado nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica ou em Engenharia de Energias Renováveis da UFPB; ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Enem (realizado a partir do ano de 2009); e integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso (até a data de início da bolsa de estudo).

Além disso, o candidato precisa comprovar nível mínimo B1 de proficiência em língua francesa (em um dos testes: Delf, Dalf ou TCF Capes - com validade de dois anos neste) e não ter sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior (em nível de graduação) ou acumular bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outras agências nacionais de fomento.

O processo seletivo constará de análise documental (histórico escolar e currículo Lattes especialmente) e entrevista (tratando da experiência e da motivação do candidato). O resultado está previsto para sair em 24 de abril.

Essas vagas fazem parte do acordo de cooperação internacional firmado entre a UFPB e as universidades francesas Télécom Bretagne (IMT Atlantique) e Télécom Paristech, no âmbito do projeto Brafitec, da Capes, que consiste em fomentar pesquisas na graduação de Engenharia e estimular o intercâmbio entre os países. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital.

Ascom/UFPB