Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece atendimento psicológico online para estudantes de Bananeiras

UFPB oferece atendimento psicológico online para estudantes de Bananeiras

Serviço é realizado em dias úteis, em horário agendado pelo e-mail nae@cchsa.ufpb.br
publicado: 17/04/2020 15h03, última modificação: 17/04/2020 15h03
Tem prioridade quem já está em acompanhamento psicológico. Arte: Divulgação

O Núcleo de Assistência Estudantil do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus III, em Bananeiras, disponibiliza atendimento online de escuta, apoio e acolhimento psicológico para estudantes de graduação, durante o período de suspensão de atividades presenciais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O atendimento é feito por hora marcada, em dias úteis. O agendamento deve ser realizado pelo e-mail nae@cchsa.ufpb.br. Ao solicitar o serviço, o estudante deve informar, no corpo do e-mail, nome completo, matrícula, contato de WhatsApp, dias e turnos disponíveis. A média de atendimentos tem sido em torno de 18 pessoas por semana.

Por meio desta iniciativa, o estudante tem acesso à escuta empática, apoio emocional e orientações psicológicas. Trata-se de um tipo de atendimento psicológico emergencial, breve e pontual, na perspectiva de auxiliar na mitigação do desconforto emocional desencadeado pelo contexto atual de crise, pelo isolamento social e pelos demais desafios que estas experiências ensejam.

De acordo com a coordenadora do núcleo, a psicóloga Mirtila Gouveia, pela característica do serviço ofertado, a demanda é variável. “A gente entende que existe uma demanda reprimida, que ainda vai aumentar à medida que as pessoas tomem conhecimento do serviço”.

Conforme a psicóloga, os atendimentos mais recorrentes são de quadro de ansiedade, inclusive pela preocupação excessiva com relação à pandemia, com a saúde, com os entes queridos; e estresse agudo por demandas acadêmicas, em função das atividades não presenciais que, na percepção de muitos estudantes, têm se apresentado em um volume muito grande.

Este atendimento foi ofertado principalmente pensando nessas situações específicas, pontuais, circunstanciadas, para dar um apoio, mas o desconforto psicológico vem de vários fatores. O isolamento propicia várias questões emergentes e experiências que podem levar a esse desconforto. E também há condições preexistentes que se agravam em certos momentos”, esclarece.

A prioridade no agendamento é para quem está em acompanhamento psicológico. Nesse caso, se já é atendido por alguma das psicólogas do núcleo, o estudante deve especificar o nome da profissional no assunto do e-mail. Segundo a coordenadora, embora o público-alvo seja os estudantes, servidores também podem solicitar atendimento.

Mirtila Gouveia destaca a importância de ofertar um acompanhamento psicológico em horários flexíveis e de forma acessível, em um período em que há poucas formas de assistência. De acordo com o núcleo, a modalidade online de atendimento, por meio de plataformas virtuais e meios remotos, é autorizada e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia e assegura os mesmos preceitos éticos profissionais e garantias aos usuários vigentes no modo presencial.

Ascom/UFPB