Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece cirurgias bucomaxilofaciais e implantes dentários no CRAS

UFPB oferece cirurgias bucomaxilofaciais e implantes dentários no CRAS

publicado: 22/03/2023 17h23, última modificação: 22/03/2023 18h16
Alunos regularmente matriculados e servidores efetivos da ativa sem auxílio saúde podem agendar consultas e realizar os procedimentos

Foto: Angélica Gouveia

Entre os diversos serviços e especialidades de saúde oferecidos no Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os procedimentos bucomaxilofaciais e os implantes dentários estão entre os mais procurados. Os dois procedimentos são realizados pelo setor de cirurgias bucomaxilofaciais do Centro, coordenados pelo cirurgião Rômulo Rangel (coordenador) e a implantodontista Andrelisse Solon (vice-coordenadora).

Ambos estão disponíveis apenas para alunos da Universidade regularmente matriculados, público prioritário do CRAS, e também para servidores da ativa não contemplados com auxílio saúde.

No setor de cirurgias bucomaxilofaciais do CRAS, atende-se também aos pacientes com indicação de exodontias (extração de dentes), retirada dos terceiros molares (também conhecido como sisos), enxertos gengivais, dentre outras cirurgias orais menores.

Para realização de qualquer um dos procedimentos acima, o paciente precisa passar pela consulta inicial presencial, além de exames laboratoriais e de imagem, se necessário, para melhor diagnosticar o quadro de saúde e identificar as limitações de cada paciente. Dessa forma, os profissionais podem oferecer o tratamento mais adequado às necessidades odontológicas.

“Para efeito de primeira consulta, orientamos também que se tragam exames anteriores de interesse médico-odontológico e/ou encaminhamentos, uma vez que estes servem para complementar informações do prontuário do paciente, contribuindo para a elaboração do plano de tratamento individual, caso a caso”, explica Andrelisse Solon.

A seção do CRAS responsável pelas intervenções bucomaxilofaciais funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, e disponibiliza até 8 consultas e 4 procedimentos por dia, distribuídas igualmente nos dois períodos do dia.

O agendamento é feito mediante preenchimento de formulário e envio da documentação solicitada, ou pelo e-mail crasconsultabuco@gmail.com. Para cada perfil de paciente, ou seja, aluno ou servidor, é solicitado um documento diferente: os alunos precisam apresentar comprovante de matrícula e os servidores, o contracheque mais recente.

A vice-coordenadora Andrelisse também esclarece que, após o envio das informações, o paciente recebe, no prazo de 24 a 48h, o retorno com a data e o horário do atendimento para o profissional escolhido.

Atualmente, além do coordenador e da vice-coordenadora, a equipe da cirurgia bucomaxilofacial é formada pela implantodontista Edinaldo Franco e quatro profissionais de apoio, da área de enfermagem. Os trabalhadores de apoio são responsáveis, entre outras atribuições, pelo processamento de todo instrumental utilizado, bem como do agendamento das consultas.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins