Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece curso de capacitação sobre violência de gênero para profissionais da saúde
conteúdo

Notícias

UFPB oferece curso de capacitação sobre violência de gênero para profissionais da saúde

publicado: 24/05/2022 13h50, última modificação: 24/05/2022 13h50
Objetivo é capacitar o reconhecimento de mulheres vítimas da violência de gênero

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está oferecendo um curso online de capacitação multidisciplinar sobre violência de gênero. O “Filhos de Eva” é direcionado a médicos, dentistas, enfermeiros e agentes de saúde, com o intuito de capacitar o reconhecimento de mulheres vítimas da violência de gênero.

O projeto é coordenado pelos professores Heloísa Veloso e José Caldas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Para participar, os interessados devem se inscrever, até o dia 31 de maio, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). São oferecidas 60 vagas. 

As aulas serão realizadas nas sextas-feiras, das 18h às 19h30, via Google Meet, totalizando uma carga horária de 60 horas com atividades síncronas e assíncronas. O curso terá duração de dois meses, compreendendo junho e julho deste ano. 

Além do reconhecimento de vítimas da violência de gênero, o curso também busca capacitar a orientação e encaminhamento das vítimas para o atendimento necessário, seja psicológico, médico ou jurídico.

De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Heloísa Veloso, a violência de gênero é uma questão de saúde pública, e, por meio da equipe multidisciplinar do curso, que inclui psicólogos, o problema pode ser reduzido por meio do atendimento capacitado dos profissionais da saúde.

“Muitas das vítimas de violência doméstica não querem ir a um órgão de apoio porque se sentem culpadas. Na maioria das vezes, a paciente não fala. Elas, por desconhecerem o que é violência, sentem-se culpadas e acham que merecem esse tipo de tratamento. Por isso alertar os profissionais sobre todos os tipos de violência é tão importante”, comentou.

Entre os temas ministrados, o conteúdo programático do projeto inclui violência física na infância e adolescência, violência em mulheres, determinantes sociais de violência de gênero, violências institucionais, violência invisível entre casais do mesmo sexo, violência doméstica e violência familiar presente entre mulheres idosas.

“O curso é uma pequena semente. As sementes crescem e geram frutos, a depender do amor e cuidado que é colocado. A partir da conclusão deste projeto, nós iremos lançar um e-book e cartilhas para divulgar o tema e conscientizar a população”, afirmou a Profa. Heloísa.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia