Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece curso de Capoeira Angola para iniciantes
conteúdo

Notícias

UFPB oferece curso de Capoeira Angola para iniciantes

publicado: 05/09/2022 17h38, última modificação: 05/09/2022 17h38
As inscrições já estão abertas e seguirão até o dia 29 de setembro

Foto: Divulgação

Seguem abertas até o dia 29 de setembro as inscrições para o curso de Capoeira Angola, ofertado pelo Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Destinado a iniciantes, o curso traz como diferencial o estímulo à inserção das mulheres na capoeira angola, buscando despertar o aprendizado e possibilitar acesso a um espaço educativo, cultural e de acolhimento. 

Podem participar aqueles que têm interesse em aprender a Arte Afro-brasileira, sendo da comunidade acadêmica da UFPB ou também de fora da Instituição. Os interessados devem se inscrever presencialmente no Centro de Vivências a partir das 19h e também pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da  UFPB. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 50 vagas. 

Segundo Robson Santiago, ministrante responsável pela ação, praticante da capoeira angola há quase 35 anos, o curso busca inserir as mulheres na prática da capoeira em todas as suas esferas, seja na bateria (instrumentos musicais), no canto, na composição musical, ou nas atividades físicas e motoras.

Além disso, a proposta  também pretende  trabalhar a reafirmação das identidades e arquétipos femininos, estendendo-se a todos, diante de uma reestruturação cultural, identitária e igualitária.

O curso visa também apresentar a capoeira angola às comunidades do entorno da UFPB trazendo a população, por meio da extensão, para dentro do campus. Fundamentos da roda de capoeira angola, movimentos básicos, jogo, bateria e musicalidade serão algumas das atividades trabalhadas durante o curso.

Ao longo do semestre serão ministradas 22 aulas, tendo o curso uma duração de 60 horas. As atividades do grupo ocorrerão  todas as sextas-feiras, às 19h, no salão do Centro de Vivência da UFPB e no  Diretório Central dos Estudantes (DCE), ambos localizados no campus I da Instituição. 

Para um maior conforto é indicado utilizar roupas leves, que garantam conforto, facilitando a realização dos exercícios e a  amplitude dos movimentos. 

Para mais informações, basta acessar o Sigaa

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação