Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece mais de 3000 vagas em eventos gratuitos em diversas áreas do conhecimento

publicado: 11/11/2021 18h29, última modificação: 12/11/2021 14h29
Entre oportunidades estão cursos, workshops, palestras, jornadas, oficinas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para diversos eventos gratuitos e virtuais, como cursos, palestras, workshops e oficinas. No total estão sendo oferecidas mais de 3000 vagas e as oportunidades são para as áreas da saúde, educação, tecnologia, esportes e economia. As inscrições, devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

Na área da saúde, está sendo oferecido um workshop sobre “Educação Continuada em Saúde para Atenção Básica”, no dia 19 de novembro, a partir das 17h. A atividade é destinada aos profissionais de saúde dos municípios da Paraíba. Estão sendo oferecidas 50 vagas e as inscrições seguem abertas até o dia 18 de novembro. Durante o evento serão realizadas palestras sobre temas como Psoríase e Urticária Crônica Espontânea (UCE), doenças que causam lesões avermelhadas e provocam coceira na pele.

No campo do esporte será realizado virtualmente o seminário “Preparação de Campeões Olímpicos e Paralímpicos”, no dia 18 de novembro, às 19h. O evento oferece 100 vagas e tem como público-alvo estudantes, treinadores e demais profissionais de Educação Física. Com a coordenação do Prof. Ytalo Mota Soares líder do Grupo de Estudos em Treinamento e Rendimento Esportivo (GETRE), da UFPB, o evento terá como convidados três profissionais de Educação Física que contribuíram recentemente para conquistas paralímpicas e olímpica, o Prof. Alexandre Sérgio Silva, fisiologista da Equipe de futebol de 5 paralímpica, o Prof. André Bezerra, preparador físico de surfe profissional, e o Prof. Pedro Almeida, treinador da seleção brasileira paralímpica de atletismo. As inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de novembro.

Na área de Economia, está sendo ofertado o “Curso de Investimento no Mercado Financeiro”, que visa introduzir os participantes nos conceitos de mercado financeiro, apresentando os diversos tipos de investimento, suas características e as formas de investir. Estão sendo oferecidas 60 vagas e está aberto para os interessados na temática. As inscrições vão até o dia 14 de novembro e o curso contará com quatro encontros, entre os dias 17 de novembro a 10 de dezembro, às 19h, via Google Meet.

No campo da Educação, será realizada a VII Jornada Internacional de Alfabetização. O encontro acontece nos dias 26 e 27 de novembro nos turnos manhã e tarde. Estão sendo ofertadas 1000 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 24. O evento anual, que reúne pesquisadores de todo o Brasil, é voltado para as discussões teóricas e metodológicas sobre a alfabetização, leitura e linguagem. A jornada contará com palestras, oficinas e simpósios temáticos. Além da UFPB, mais duas universidades participam da organização do evento, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na área da tecnologia será realizada, no dia 19 de novembro, as 10h, a palestra “Propriedade Intelectual e os Passos para os Depósitos dos Pedidos via INOVA”, ministrada pelo Prof. Cleverton Rodrigues Fernandes. A palestra, organizada pelo Departamento de Engenharia Química, abordará aspectos conceituais e legais sobre Propriedade Intelectual, abrangendo direitos autorais, programas de computador, patentes e desenhos industriais; bem como os passos processuais dos pedidos de proteções intelectuais via Agência UFPB de Inovação Tecnológica. Estão sendo oferecidas 80 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro.

Cadastro para participar

Caso ainda não possua cadastro no SIGEventos, clique neste link (somente usuários externos à UFPB). O sistema é melhor visualizado utilizando o Mozilla Firefox. Para abrir documentos, é necessário fazer o download do Adobe Reader.

O SIGEventos é uma ferramenta para o gerenciamento de eventos que facilita o desenvolvimento das atividades e produções da comunidade acadêmica.

Dúvidas sobre cadastro, acesso ao sistema e início das atividades dos cursos devem ser direcionadas à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB, através dos e-mails codesc@prg.ufpb.br ou prg@prg.ufpb.br.

Confira, abaixo, outros cursos e eventos com inscrições abertas:

• Ciclo de palestras - novos docentes PPGECAM
  • II Ciclo mirmecológico da UFPB - "Formando Nossa Colônia"
  • Cine Debate Janela Aberta – "Redução de Danos: Caminhos e Sentidos"
  • A Importância da "Força da não violência" na Filosofia Política: Uma reflexão a partir de Judith Butler
  • I Congresso Internacional Psicopedagogia em Movimento: Formação Universitária, Produção Psicopedagógica e Crescimento Profissional
  • A Longa Tradição da Filosofia como Arte de Viver e seus Desdobramentos Contemporâneos
  • Curso de Municipalização do Meio Ambiente e do Turismo na Paraíba
  • Curso de Revisão Sistemática
  • 2º Leitoras em Cena: Vozes Femininas no Repente Nordestino: Maria Soledade, Mocinha de Passira e Minervina Ferreira
  • Construindo uma Psicologia a partir da Resistência dos Movimentos Estudantis
  • Noite (Com) Arte(S) e Docência
  • Start-Se: Do Zero ao Direito.
  • IV Jornada Gênero e Literatura: Sexualidades
  • Primeira Jornada de Estudos LEA da UFPB
  • A Rotina e os Desafios dos Médicos nos Clubes de Futebol - Termina Hoje
  • Diálogos entre a Matemática e as novas Obras Didáticas do Ensino Médio: Reflexões para a Prática Pedagógica