Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece teleatendimento gratuito para terapia floral

UFPB oferece teleatendimento gratuito para terapia floral

publicado: 15/07/2021 10h53, última modificação: 15/07/2021 11h31
Interessados devem agendar as consultas pelo site ou telefone da iniciativa

Foto: Angélica Gouveia

O projeto de extensão "Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado", do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está oferecendo teleatendimento para Terapia Floral de forma gratuita durante a pandemia de Covid-19. As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, por meio de WhatsApp ou Skype.

Os interessados devem fazer o agendamento pelo site ou por telefone (83) 98747-5986. A duração do atendimento é de 40 a 60 minutos e os usuários recebem, em até 24 horas, a indicação terapêutica, que deve ser produzida por farmácias de manipulação.

A professora Socorro Morais, coordenadora do projeto, informou que foram realizados aproximadamente 80 atendimentos desde 31 de maio, quando teve início a ação, e que a teleconsulta pode ser prestada a qualquer pessoa do Brasil.

Segundo a extensionista Kétlyn Vitória Moreira, durante o teleatendimento é assegurado um espaço de acolhimento, escuta qualificada e confiança. “O paciente vai se sentir confortável e seguro para dialogar sobre sua história, relacionamentos interpessoais, desconfortos físicos e emocionais”, contou a estudante.

Os florais não causam efeitos colaterais, por esse motivo também são usados em conjunto com outras formas terapêuticas. Pessoas de todas as idades, desde grávidas, recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como animais e plantas, podem utilizar suas propriedades sem qualquer risco.

Os extratos líquidos são ingeridos por via oral, utilizando-se um frasco com conta-gotas sublingual, devido a sua absorção direta. “Os remédios florais podem constituir-se como um excelente recurso em saúde por tratar profundas questões do bem-estar emocional, estimular o potencial de autocura e contribuir para o desenvolvimento da autoconsciência”, relatou Kétlyn Vitória.

História do projeto

O projeto "Pics no Cuidado" surgiu no ano de 2016. Entre 2016 e 2019 foram realizadas oficinas teórico-práticas em auriculoterapia, no Centro de Ciências Médicas (CCM) para estudantes do setor de saúde da UFPB.

As oficinas tinham o objetivo de possibilitar aos estudantes um olhar mais amplo e integrativo sobre o processo saúde-doença, bem como desenvolver competência para a aplicação de uma técnica simples, de baixo risco, mínima iatrogenia e de grande eficácia (auriculoterapia)”, disse Kétlyn.

A extensão já trabalhou na Unidade de Saúde da Família (USF) e no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Em 2019, começou a desempenhar seu trabalho no Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da UFPB, assistindo toda a comunidade acadêmica.

Por sua vez, em 2020, devido ao contexto pandêmico e, consequentemente, ao necessário distanciamento social como medida de proteção à saúde, a iniciativa passou a ofertar os teleatendimentos em Terapia Floral para toda população.

De 6 de maio a 30 de novembro, o grupo realizou 977 atendimentos. Destes, um total de 68,6% nunca havia recebido atendimento em terapia floral”, destacou Kétlyn.

Na avaliação dos atendimentos, em uma escala de 5 pontos (excelente, bom, regular, ruim e péssimo) 89,8% demonstraram satisfação em nível de excelência e 10,2% em nível bom, para a atuação dos terapeutas florais. Já na percepção do benefício das essências florais 60.6% dos usuários descreveram a experiência como excelente, 36.5% como boa e 2.9% como regular.

Diante desses resultados o projeto busca ampliar a quantidade de teleatendimentos e continuar oferecendo para toda população um serviço de excelência”, concluiu a estudante.

É possível acompanhar as ações do grupo por meio do perfil no Instagram ou pela comunidade no Telegram.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Ascom/UFPB