Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece vagas para apoiadores de estudantes com deficiência

UFPB oferece vagas para apoiadores de estudantes com deficiência

publicado: 20/05/2019 11h34, última modificação: 20/05/2019 11h34

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) e o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência dos Campi I e IV, publicou o edital nº 5 para selecionar estudantes apoiadores para acompanharem estudantes com deficiência que ingressarem no primeiro período de 2019. As inscrições ocorrerão até esta quinta-feira (23), pelo Sistema Integrado de Gestão e Acessibilidade (SIGAA).

O Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência da UFPB tem como objetivo selecionar alunos apoiadores que assumirão atividades junto aos estudantes com deficiência decorrentes das seguintes sequelas: física; motora; auditiva; visual; de Transtornos Globais de Desenvolvimento; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras demandas pedagógicas.

Ao todo, o edital esclarece que 53 alunos precisam de apoiadores para o período 2019.1, distribuídos por diferentes deficiências. Para cada área de deficiência o estudante apoiador assumirá funções compatíveis com as peculiaridades e necessidades dos alunos sob a sua responsabilidade.

Para se candidatar, os alunos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação, na modalidade ou unidade da UFPB, sendo obrigatoriamente do mesmo Campus onde se encontra o aluno assistido por ele, ser prioritariamente oriundos da rede pública de educação básica ou com renda per capita de até um salário mínimo e meio e ter disponibilidade, obrigatoriamente de 20 horas semanais, entre outros requisitos

O processo de seleção constará de uma avaliação da equipe social da PRAPE no período de 24 até 30 deste mês. Na segunda etapa haverá uma prova escrita e questionário  no dia 10 de junho, das 9h às 11h. O local será divulgado posteriormente no endereço eletrônico: www.ufpb.br/cia. As vagas são distribuídas nos Campi de João Pessoa e Litoral Norte que compreende os municípios de Mamanguape e Rio Tinto.

O edital e outras informações sobre o processo podem ser conferidos no Edital nº 5 do Comitê de Inclusão de Acessibilidade (CIA) no endereço eletrônico www.ufpb.br/cia.

Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo