Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 1.053 vagas para cursos de graduação na modalidade de educação a distância

publicado: 10/05/2022 09h55, última modificação: 10/05/2022 09h55
São ofertados cursos de Licenciaturas em Pedagogia, em Matemática e em Ciências Agrárias, e Licenciatura em Letras Libras, Espanhol, Inglês e Português

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PRG), publicou, na noite desta segunda-feira (09), edital de processo seletivo para ingresso em cursos de graduação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade de educação a distância, referente ao período 2022.2. Estão sendo ofertadas 1.053 vagas.

Estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Licenciatura em Letras Libras, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Letras Espanhol, Licenciatura em Letras Inglês, Licenciatura em Letras Português e Licenciatura em Matemática, distribuídas entre os polos de Alagoa Grande, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Itaporanga, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Pombal, Santa Luzia, Araruna, Livramento, São Bento e Taperoá.

A inscrição poderá ser efetuada a partir das 9h desta quinta-feira, dia 12 de maio, até às 23h59 do dia 19 de maio, exclusivamente no endereço eletrônico https://sigaa.ufpb.br/public/processo-seletivo.

Na inscrição, o candidato deverá optar por um único curso e polo da oferta de vagas. As vagas dos cursos estão destinadas por polo, que o identifica, mesmo os cursos tendo idêntica nomenclatura. Cada curso terá oferta de vagas destinadas aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou curso equivalente.

A ocupação das vagas oferecidas em cada curso e em cada polo será realizada de acordo com a escolha do candidato para as modalidades: ampla concorrência; professores da rede básica de ensino que não possuem formação na área em que atuam; e reserva de vagas – candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escola(s) da rede pública em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que tenham obtido certificado de conclusão de Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Os candidatos a um curso concorrem dentro de cada grupo para o qual se inscreveram.

Conforme o edital, há vagas destinadas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como para pessoas com deficiência. A distribuição é detalhada no edital.

O candidato que desejar concorrer à reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública, deverá registrar, no ato da inscrição, a modalidade de vaga a que pretende concorrer, indicando uma das seguintes opções: vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; ou vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. O candidato também deverá fazer a indicação da vaga reservada para autodeclarado preto, pardo ou indígena, para deficiente ou para demais egressos de escola da rede pública.

Taxa e isenção

O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00. O pagamento deverá ser realizado via Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada exclusivamente pelo sistema de inscrição, até o dia 23 de maio de 2022, em qualquer agência do Banco do Brasil, sob pena de não efetivação da inscrição. Podem pleitear isenção da taxa os candidatos que comprovem: hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e do Decreto Federal nº 6.593, de 02 de outubro de 2008; ter concluído do Ensino Médio em escola de rede pública de ensino; ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018. Para solicitar a isenção do pagamento da taxa, o candidato deverá fazer a opção pela isenção, no período de 12 a 15 de maio de 2022, via Sistema (Sigaa), e anexar a documentação comprobatória exigida, que é detalhada no edital.

A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 08 de junho, nos endereços eletrônicos www.sead.ufpb.br e www.prg.ufpb.br . O candidato classificado será convocado para realizar seu cadastramento por meio de edital específico, cuja publicação está prevista para o dia 09 de junho de 2022.

Confira os cursos oferecidos por polo e número de vagas - período letivo 2022.2 no edital publicado pela PRG.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia